Discalculia

Páginas: 7 (1714 palabras) Publicado: 18 de septiembre de 2011
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE – TDAH: ACALCULIA E DISCALCULIA

1 INTRODUÇÃO

As pessoas envolvidas no processo educativo sentem necessidade de saber como as crianças pensam, se desenvolvem, adquirem conhecimento do mundo. Para atender a essas necessidades procura-se estudar, pesquisar, aprender.
Levando-se em consideração a vida diária de um professor,observa-se o surgimento de fatos que não lhe são comuns, confusos e até preocupantes. Isto acontece quando o mesmo depara-se com crianças que têm dificuldades em aprender. Apesar de ter estudado algo sobre a aprendizagem o professor às vezes se sente impossibilitado quando se defronta com tais obstáculos, quando surge uma criança que não pára no lugar, não consegue aprender, por mais tentativas que sefaça, a lacuna na compreensão do ser humano se apresenta em toda sua grandeza.
Frente às dificuldades escolares as crianças apresentam um declínio no prazer da aprendizagem logo que se deparam com os primeiros obstáculos.
Este trabalho tem por objetivo compreender a importância da Psicopedagogia no diagnóstico e prevenção das dificuldades de aprendizagem com um recorte para o estudo dadiscalculia e acalculia.
O transtorno do déficit de atenção/hiperatividade é uma patologia caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade. É caracterizado por desatenção, tendência à distração, impulsividade e excessiva atividade motora em graus inadequados à etapa do desenvolvimento. Alguns autores sugerem que os transtornos de conduta também podem estar associados ao TDAH.O estudo se justifica e se faz relevante, pois quando as dificuldades escolares surgem, deve-se procurar atendimento especializado. Quanto mais tempo demorar a intervenção, mas graves serão as conseqüências.
Ao realizar uma atividade e não obter êxito, a auto-estima da criança diminui: ela não faz os deveres escolares, falta às aulas e em casos mais graves, abandona o ambiente escolarou passa a apresentar dificuldades de relacionamento com colegas, professores e família. Existem sinais claros que estão relacionados à queda do interesse pela escola: perda do orgulho pelo trabalho escolar, queixas que não apresentam relação com a aprendizagem, como “o lanche é ruim”, “o professor é chato”, recusa em falar sobre a escola, que é caracterizada por respostas curtas, tarefas escolaresrelatadas como “cansativas” em vez de dizerem que apresentam dificuldades.
Nesse sentido, acredita-se que o profissional que atua em Psicopedagogia pode ser muito importante tanto na prevenção quanto no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, pois somente conhecendo o ser humano em sua natureza própria, nas relações entre seus membros constitutivos e o mundo é que pode-se conseguiruma aproximação com a criança.

2 O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE - TDAH

O TDAH não é um transtorno observado apenas na infância. Sua prevalência em adultos é estimada em aproximadamente 4%. Pesquisadores americanos afirmam que as seqüelas do TDAH atingem de 2 a 2,5% dos adultos, que apresentam falta de atenção, impulsividade, irritabilidade, intolerância e frustrações.O TDAH é uma síndrome heterogênea, sendo que a etiologia é multifatorial, dependendo de fatores genéticos e adversidades biológicas e psicossociais. Pesquisas têm relacionado o TDAH a fatores genéticos em pelo menos 80% dos casos; se os pais apresentam o transtorno, há um risco de duas a oito vezes maior que seus filhos venham a apresentá-lo, o que também ocorre em famílias com transtornode humor, transtorno de ansiedade, dependência de álcool e, provavelmente, transtorno anti-social de personalidade. Há uma variedade de outras etiologias neuroclínicas do TDAH, incluindo risco neurológico, dano cerebral e exposição a neurotoxinas.
É, portanto, um problema importante, dadas as implicações que vão desde dificuldades no desempenho escolar, até problemas psicológicos e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Discalculia
  • Discalculia
  • La Discalculia
  • discalculia
  • La Discalculia
  • Discalculia
  • Discalculia
  • Discalculia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS