Análise do filme nascido para matar

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas: 16 (3769 palabras)
  • Descarga(s): 0
  • Publicado: 27 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
[pic]
Trabalho Final de Sociedade Moderna e Racionalidade Empresarial

Análise do filme Nascido para Matar

Grupo:
Fernando de Oliveira Saes
Mônica Hirano
Ricardo Tenório
Samuel Roimicher

Sumário

1. Introdução 3
9.1 Breve Resumo do Filme 3
2. Objetivos 4
3. Referencial Teórico 4
4. Caracterização do Trabalho 5
5. Caracterização do Controle Social da Primeira Parte 7
6.Conseqüências subjetivas nos soldados. 8
7. Análise das conseqüências da normalização no desempenho dos soldados em campo de batalha 9
8. Conclusão Final 11
9. Bibliografia 13
10. Apêndice 13
10.1 Ficha Técnica 13
10.2 Elenco 14
10.3 Trilha Sonora 14

1. Introdução

Esse relatório consiste no trabalho final da disciplina Sociedade Moderna e Racionalidade Empresarial do primeirosemestre do curso de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.
Nele serão observadas as diferentes técnicas de poder e controle que ocorrem em meio às Forças Armadas, através da análise do filme “Nascido Para Matar” (Full Metal Jacket, título original), de Stanley Kubrick de 1987, segundo a terceira parte do livro “Vigiar e Punir” (Surveiller et Punir: Naissance de la prison, títulooriginal) de Michel Foucault de 1975.
Primeiramente, há de se ressaltar que a escolha do filme deu-se através de um longo debate sobre longas-metragens em que fosse evidente o papel de alguma instituição de sequestro no processo de normalização e moldagem dos corpos e das subjetividades daqueles que dela são parte. Em meio ao debate, um dos membros do grupo, Fernando Saes, sugeriu essa obra, pois jáa possuía em DVD e já a havia visto. Após a leitura do capítulo 1 da terceira parte do livro, “Os Corpos Dóceis”, compreendeu-se o papel ativo dos exércitos nacionais permanentes como também uma eficaz instituição moderna de sequestro. Assim, viu-se como conveniente e cabível ao objetivo do trabalho o estudo do filme em questão.
Para analisá-lo, cada membro prosseguiu individualmente com oprimeiro contato com o filme, assistindo-o em separado e prosseguindo com anotações. Em seguida, foi realizada uma reunião, em que o filme foi visto novamente, porém dessa vez coletivamente, e após um debate sobre a película, a obra de Foucault e as anotações realizadas, o trabalho foi repartido. Cada membro foi incumbido de realizar um item do roteiro proposto pelo professor, sendo que ao longo dotrabalho houve troca e conversa constante entre os membros sobre sua respectiva parte, seja para buscar auxílio, enriquecimento com novas opiniões ou a correção de sua parte.

1. Breve Resumo do Filme

O filme se passa durante a Guerra do Vietnã, sendo dividido claramente em duas partes. A primeira metade mostra o ingresso de jovens americanos na Academia dos Fuzileiros Navais, na IlhaParris, Carolina do Sul, EUA, em preparação para serem enviados à guerra. Lá, eles são treinados rigidamente pelo sargento Hartmann, um militar que faz com que os novos soldados passem por um sistemático treinamento físico e mental para que adquiram as características físicas e subjetivas necessárias para a sua atuação na guerra.
A segunda parte, por sua vez, corresponde ao momento em que os novosMarines já estão no Vietnã, atuando em diferentes unidades militares, alguns na linha de batalha, outros em posições seguras atuando como repórteres e fotógrafos militares.

2. Objetivos do Trabalho

O objetivo do trabalho final de Sociedade Moderna e Racionalidade Empresarial é, através da análise de um filme, conto ou instituição, compreender a atualidade da teoria de Michel Foucault sobre asinstituições de sequestro modernas, discutindo sobre as suas formas de poder e controle social e analisando de maneira crítica as formas de poder que constroem a ordem social atual.

3. Referencial Teórico

Junto ao desenvolvimento do capitalismo moderno, do Estado-nacional e da sociedade burguesa, ao longo dos séculos XVII e XVIII, ampliaram-se também, em número e em poder, instituições...
tracking img