Análise do filme fábrica de loucuras

Páginas: 9 (2088 palabras) Publicado: 21 de marzo de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

Raimundo Estumano Rodrigues Júnior

TRABALHO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL UMA ANÁLISE DA CULTURA ORGANIZACIONAL DO FILME “FÁBRICA DE LOUCURAS”

BELÉM-PA 2012

Raimundo Estumano Rodrigues Júnior

TRABALHO DE PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL UMA ANÁLISE DA CULTURA ORGANIZACIONAL DO FILME “FÁBRICA DELOUCURAS”

Trabalho apresentado à Faculdade de Administração, como requisito para obtenção de nota referente à 3ª Avaliação da disciplina Psicologia Organizacional ministrada pela professora Gilce Távora.

BELÉM-PA 2012 2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 2 CULTURA CORPORATIVA: elementos culturais......................................... 3 ADMINISTRAÇÃO COMPARATIVA : dimensões culturais......................... 4 ANÁLISE CRÍTICA ........................................................................................ 5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................

4 5 7 9 10

3

1 INTRODUÇÃO O presente trabalho terá como objeto de estudo umaanálise da cultura organizacional nas organizações. Neste sentido, a proposta do trabalho aqui apresentado tem como base uma análise do filme “Fábrica de Loucuras” de 1986, dirigido por Ron Howard, a qual retrata uma diferença de cultura corporativa entre dois países, Estados Unidos da América e Japão. No que se pode definir por cultura organizacional, conforme Schein (apud Chiavenato, 2005, p. 37):Cultura organizacional é um padrão de assuntos básicos compartilhados, que um grupo aprendeu como maneira de resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funciona bem a ponto de ser considerado válido e desejável para ser transmitido aos novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação aos seus problemas.

Considerando tais conceitos,Jacques (apud Chiavenato, 2005, p. 37) afirma que:

Alguns autores veem a cultura organizacional como a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisas, que são compartilhadas em grande extensão por todos os membros da organização e que os novos membros devem aprender a aceitar para serem aceitos no serviço da firma.

Em outras palavras para Chiavenato (CHIAVENATO, 2005, p. 37):A cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização, direção e controle para que se possa conhecer melhor a organização.No que se pode observar nestas afirmativas é que na realidade cultura organizacional nada mais é do que o conjunto de valores, crenças e tradições da empresa e os conhecimentos e valores dos seus membros, refletidos nos comportamentos tanto da entidade como dos indivíduos que o constituem. Robbins (2006, p. 288), nos diz que as pesquisas mais recentes sugerem a existência de sete característicasbásicas que, em conjunto, captam a essência da cultura de uma organização. São elas: 1. Inovação e ousadia. O grau em que os funcionários são incentivados a serem inovadores e a correrem riscos.

4

2. Atenção ao detalhe. O grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes. 3. Busca de resultados. O grau em que a administração se concentra mais emresultados ou efeitos do que nas técnicas e processos utilizados para alcançar esses resultados. 4. Concentração nas pessoas. O grau em que as decisões da administração levam em consideração o efeito dos resultados sobre o pessoal da organização. 5. Orientação para equipe. O grau em que as atividades de trabalho são organizadas mais em torno das equipes do que em torno de indivíduos. 6....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Analise Filme "A Onda"
  • Análise do filme nascido para matar
  • Análise Do Filme O Baile, De Ettore Scola
  • Análise Do Conto A
  • Analise Do Poema El Cisne
  • Análise Do Conto A Causa Secreta
  • Análise transnacional do sistema de avaliação e seleção do professorado universitário.
  • Howard gardner e o filme o som do coração

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS