Anañisis temporal del nevado huscaran

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 16 (3847 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 16 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
ANALISE MULTITEMPORAL DO SECTOR SUL DO NEVADO HUASCARÁN, PERÚ, UTILIZANDO IMAGENS DE SENSORES ÓPTICOS
Geóg. Mg. (c) MAURO PALOMINO
Universidad Alas Peruanas - UAP (Lima-Perú) Colegio de Geógrafos del Perú - CGP

CANOAS, 4 - 7 OUTUBRO 2010 RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

ANALISE MULTITEMPORAL DO SECTOR SUL DO NEVADO HUASCARÁN, PERÚ, UTILIZANDO IMAGENS DE SENSORES ÓPTICOS
OBJETIVOS Geral: -Realizar o inventario do degelo da geleira ocorrido na bacia do rio Quillcay, setor sul do Nevado Huascarán (Peru), no período 19882006, utilizando imagens do sensor TM do satélite LANDSAT 5. Específicos: - Identificar os tipos de desastres naturais ocorridos na bacia hidrográfica do rio Quillcay que podem ser desencadeados pelo degelo das geleiras; - Selecionar as melhores bandas para omonitoramento das geleiras; - Avaliar as técnicas de processamento digital de imagens para a delimitação das geleiras do setor sul do Nevado Huascarán.

ÁREA DE ESTUDO A área de estudo esta localizada no sector sul do Nevado Huascarán, inserida na bacia hidrográfica do rio Quillcay. Essa bacia está localizada nas proximidades da cidade de Huaraz, capital do Departamento de Ancash, situada na parte centraldo Vale do Rio Santa. A cidade de Huaraz é a mais populosa e desenvolvida deste vale, com uma população de 143.415 habitantes, densidade demográfica de 57,5 hab./km2 e renda per capita de 4.276 soles (INEI, 2007).

Localização da área de estudo.
Fonte: adaptada de NASA (2007).

ANALISE MULTITEMPORAL DO SECTOR SUL DO NEVADO HUASCARÁN, PERÚ, UTILIZANDO IMAGENS DE SENSORES ÓPTICOS
Aquecimentoglobal e o degelo dos glaciares O aquecimento da Terra é o resultado do aumento das emissões dos gases de efeito estufa. Estas emissões estão associadas principalmente ao aumento dos níveis de dióxido de carbono (CO2), que é liberado na atmosfera pelo uso de combustíveis fóssil, como o carvão e o petróleo, e pelas queimadas de origem antrópica, realizadas junto com os desmatamentos. O incrementoda temperatura média global no século XX foi de aproximadamente 0,5 ºC, sendo que o prognóstico para fins deste século é de 1,5 a 5,8 ºC. Segundo IPCC (2007), a maior parte do aquecimento global ocorrido nos últimos 50 anos se atribui as atividades antrópicas, sendo que 3/4 das emissões de CO2 foram produzidas nas duas últimas décadas.

Aumento da temperatura e do CO2 nos últimos séculos.
Fonte:adptada de UNEP (2007)

Dentre as alterações produzidas no ambiente, uma das mais graves é o degelo das calotas polares e das geleiras de montanha. Conforme UNEP (2007) pode-se observar os casos mais severos das geleiras que estão perdendo superfície nas últimas décadas. a) Hemisfério Norte - O gelo marinho do Ártico: - O manto de gelo da Groenlândia: - Montes Tien Shan, Ásia Central: - Opermafrost ártico: - O glaciares do altiplano do Tibet: - O Everest, Himalaya: - Os Alpes, Europa Ocidental: b) Hemisfério Sul - Glaciar de Chacaltaya, Bolívia: - Os campos de gelo da Patagônia: - Kilimanjaro, Tanzânia: - Mar de Amundsen, Antártida Ocidental: - Barreira de gelo Larsen B, Península Antártica:

PRINCIPAIS ZONAS NO GLOBO ONDE OCORRE O DEGELO DAS GELEIRAS DE MONTANHA.

Fonte: adptadade UNEP (2007)

Na América Latina as geleiras tropicais encontram-se em sua maior parte na Cordilheira dos Andes. O Perú tem 71 % destas geleiras, os quais vêm apresentando um retrocesso de 22% desde 1970. O degelo acelerado já ameaça a captação de água e energia para a costa árida do país, onde moram dois terços da população peruana. O Quellcaya, considerada a maior capa de gelo tropical domundo, vem perdendo cerca de 60 m por ano. É provável que desapareça até 2020. A Geleira Pastoruri já retrocedeu 502 m, de acordo as medições efetuadas de 1980 a 2006 (INRENA, 2007).

HUASCARAN
7000m 6000m 5700m 4000m 3000m 2000m

Huascaran 6768 m Peru
50°S 40°S 30°S 20°S 10°S 0° 10°N

Tempestade de neve no Huascaran; fotografado en ocasión de una tentativa do monitoragem, Alean 1979...
tracking img