Anti-vacina

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (571 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 14 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Um novo olhar sobre a asma

Uma terapia criada no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) bloqueou completamente o desenvolvimento da asma em camundongos,quando aplicada nos estágios iniciais do processo alérgico causador da doença. Mais eficaz que todos os tratamentos disponíveis, a terapia - uma espécie de antivacina que impede as reações imunológicasresponsáveis pela asma - poderá prevenir a doença em crianças filhas de asmáticos e, eventualmente, melhorar o quadro em adultos.
E, na Faculdade de Medicina (FM-USP), o GrupoInterdisciplinar de Estudos da Asma, coordenado por Milton de Arruda Martins, descobre que os tratamentos disponíveis poderiam ter muito mais eficiência. Um dos 13 projetos do grupo mostra que a maioria das mortespor asma seria evitada se os pacientes estivessem tomando a medicação adequada. Outro conclui que a intensidade dos sintomas não tem relação direta com a gravidade da inflamação pulmonar e alertapara a necessidade de decidir-se o tratamento não só pelas queixas do paciente, mas a partir de métodos objetivos de mensurar a inflamação. Os estudos comprovaram também que exercícios físicos moderadossão essenciais para os asmáticos.
Excesso de higiene - A terapia contra asma desenvolvida pelo pesquisador Momtchilo Russo, do ICB-USP, traz uma perspectiva nova e promissora de abordagem dadoença. Em camundongos, o tratamento mostrou-se muito mais eficiente que todos os outros conhecidos. Consiste em tornar o organismo tolerante às substâncias alérgicas, ou seja, evitar que o sistemaimunológico se ative desnecessariamente na presença dessas substâncias, que não representam ameaça porque não são tóxicas nem se multiplicam no organismo. Essa linha de investigação de uma "antivacina"- ou, tecnicamente, uma indução de tolerância - teve no Brasil um dos pioneiros mundiais, Nelson Monteiro Vaz. Foi a partir da colaboração de Russo com uma aluna de Vaz, Ana Maria Caetano, que...
tracking img