Artigo: A Interferência Das Fábulas Clássicas No Livro Infanto-Juvenil Obras Completas De Monteiro Lobato

Páginas: 9 (2031 palabras) Publicado: 23 de abril de 2012
Por Cristiano de Jesus Rosa (UFS) e Ruan Carlos Teles de Araujo (UFS)


Este estudo busca resgatar a importância das fábulas clássicas em toda larga história da Literatura, e ressaltar seu direcionamento para a literatura infanto-juvenil brasileira, baseado no livro Obras Completas de Monteiro Lobato. Com origem no Oriente, as fábulas somente tomaram maior dimensão com o grande fabulista gregoEsopo, que através da oralidade, segundo Aristóteles, fez com que as fábulas clássicas conquistassem e persuadissem todo o mundo. As quais foram sofrendo modificações conforme épocas e nacionalidades, até chegar ao nosso país. Monteiro Lobato soube representar com eficiência esse gênero literário, porque além de trabalhar com cunho moralista, que já era conhecido nas fábulas, ele adicionouvalores críticos e futurísticos em suas adaptações.

Palavras-chave: fábulas clássicas; literatura infanto-juvenil; Monteiro Lobato.





ABSTRACT

THE CLASSICAL FABLES`S INTERFERENCE IN THE BOOK OBRAS COMPLETAS WRITEN BY MONTEIRO LOBATO

The article`s aim is to rescue the classical fables` importance through the hole Literature`s history, and focus it on the Brazilian teenager literature,focused in the Monteiro Lobato`s book Obras Completas. With the orient as its birthplace, the fables just spread through the great Greek fable writer Esopo, who used the orality to make the fables reach all over the world. The fables had been modified time to time according to the age and nationality until arrive in our country. Monteiro Lobato knew how to represent greatly this literary genre,because beyond working in a moralist way, what had already known in fables, he added criticism and futuristic values in his adaptations.

Main Words: classical fables; teenager literature; Monteiro Lobato.






A história das fábulas clássicas pode ser divida em três momentos: o primeiro, aquele em que a moralidade constitui a parte fundamental, é o das fábulas orientais, que tem sua origemainda não definida. Estudiosos apontam dois países de origem, Índia e China, onde as fábulas eram transmitidas oralmente. Já na Grécia, elas foram exaltadas por Esopo (séculos VII e VI a.C.), considerado o pai das fábulas. A partir deste momento as fábulas começaram a ser transmitidas de forma escrita em prosa e verso.

O segundo momento se inicia com as inovações formais de Fedro (15 a.C. – 50d.C.), fabulista latino. A este é atribuído o mérito de ter fixado a forma literária ao gênero, o que garante para ele um lugar na poesia. As histórias versificadas de Fedro são sátiras amargas, baseadas nos modelos de Esopo.
Já o terceiro momento inclui todos os fabulistas modernos, dos quais Jean de La Fontaine (1621 – 1695) é considerado o mestre. Sua maior colaboração foi ter feito dessegênero um pequeno teatro. Segundo ele, “uma comédia em cem atos” e “uma pintura em que cada um de nós pode encontrar seu retrato”.

Bocage, em Portugal, publicou fábulas originais, e em versos, traduziu La Fontaine. Após Bocage, Garret publicou Fábulas e Contos (1853), e no século XX, surgiram as Fábulas (1955) de Cabral do Nascimento. No Brasil, destacou-se Monteiro Lobato, que inspirou-se nofolclore e na literatura oral para difundir essa manifestação literária em nosso país.

A fábula é uma narrativa curta, de fundo didático, que encerra alguma lição de moral e ensinamento útil, a qual nasceu com a própria civilização e foi transmitida através de séculos e gerações pela oralidade; a fábula usa animais falantes e elementos naturais para representar alegoricamente as virtudes, traços decaráter e vicissitudes do homem, próprios de sua natureza e independentes da época, cultura e classe social, daí ser encontrada em todas as culturas e períodos históricos. (LA FONTAINE, s.d.p., p. 6)


A principio no Brasil, a fábula tinha como alvo o público adulto. Logo foi redirecionada para as crianças e os jovens com as adaptações feitas por Monteiro Lobato em seu livro Obras Completas,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • José Bento Renato Monteiro Lobato
  • Sm Infanto Juvenil
  • Informe Psicopatologia Infanto Juvenil
  • psicopatologia infanto juvenil
  • Psicopatologia infanto-juvenil
  • Clinica Infanto Juvenil
  • Entrenamiento Infanto-Juvenil
  • psicopatologia infanto juvenil

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS