Biografia de carl jung

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (289 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Carl Gustav Jung nasceu em 1875, na Suíça. Religiosa, sua família influenciou bastante na psicologia que seria desenvolvida pelo psicólogo, e também levando Carl a procurar leiturassobre filosofia e religião desde cedo.

Entrou na universidade de Medicina e já nesse tempo começou a se interessar pelos fenômenos psíquicos. Foi em 1900 que Jung passou a serinterno na Clínica Psiquiátrica Bugholzli, localizada em Zurique.

Quatro anos depois, já tinha montado um laboratório experimental, onde surgiu o seu famoso teste para o diagnósticopsiquiátrico de associação de palavras, reestruturado e usado por inúmeros profissionais.

A partir daí, Jung foi criando uma boa reputação no meio, exemplo disso foi o convite para acátedra de professor de psiquiatria na Universidade de Zurique, em 1905.

E é exatamente nessa época que se inicia o contato entre Jung e Freud. Ambos dividiam idéias e objetivos, de talforma que se tornou inevitável a aproximação e relação de colaboração que os dois passaram a estabelecer.

Porém, a colaboração dos dois chegou ao fim, com Jung de um lado, semaceitar potente influência que Freud atribuía aos traumas sexuais e Freud, por outro lado, sem admitir os fenômenos espirituais - usados por Jung - como fontes de estudo.

E assim cadaum seguiu seu caminho. Jung destacou-se no uso das técnicas de estudos de desenhos e sonhos, ou seja, o estudo do inconsciente humano.

Seus estudos viraram livro, "A Psicologia doInconsciente", publicado em 1917. Tendo publicado dezenas de outros estudos e trabalhos, Jung escreveu, aos 80 anos, um livro de memórias, aclamado pela crítica especializada.

O paida psicologia analítica morreu em 1961, em Zurique, mas o seu legado permanece até hoje, influenciando campos do conhecimento como antropologia, sociologia e, claro, a psicologia.
tracking img