Caligrafia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 14 (3287 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 29 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Nota do autor.
O manual de aperfeiçoamento em caligrafia, foi elaborado originalmente em 1993, de forma artesanal, para atender nossos alunos em sala de aulas. Posteriormente, devido ao grande sucesso e facilidade no aprendizado, foi adaptado para a forma auto explicativa, possibilitando assim, a realização do Curso de Caligrafia, também à distância.

Nenhuma parte desta obra pode serreproduzida, ou utilizada de qualquer forma ou por qualquer método, eletrônico ou mecânico sem autorização por escrito do autor.

1

ÍNDICE

Caligrafia Pequena história do alfabeto Pictografia – caracteres cuneiformes Desenvolvimento e evolução do alfabeto Exemplo de escrita de diferentes povos O grama no manuscrito Dinâmica Segredos do Manuscrito Cursivo Itálico Instruções ao aluno Exercíciosgrafomotores Exercícios com letras minúsculas Exercícios com letras maiúsculas Exercícios com palavras variadas Exercícios com nomes diversos Exercícios com frases diversas Exercícios com números e sinais gráficos Exercícios com letras sombreadas Exercícios com frases diversas em vários tamanhos de letra Exercícios com letras do tipo caixa alta Informações

3 4 6 7 8 9 9 10 11 12 32 40 48 74 75 7879 81 82 89

2

damiski@abortos.com.br

Curso de Caligrafia Caligrafia
Manual Auto Explicativo
Manuscrito Cursivo Itálico

CALIGRAFIA
Em sentido lato, o vocábulo (do grego - kallos + graphos, “ beleza” + “ escrita” ) designa a escrita manual em que predominam as qualidades de elegância, uniformidade e beleza. Em sentido restrito, contudo é freqüentemente empregado para nomear a arte ouproduto de arte dos profissionais da escrita manual - os calígrafos. Exemplo das obras dos calígrafos são manuais destinados ao ensino da escrita manual. Os mais antigos desses manuais, o de Ludovico Degli Arrighi, conhecido como Vicentino (Roma 1522), achava-se vazado num tipo de escrita semiformal, que iria dominar a caligrafia até o fim do século XVI. Já então estavam quase restritos àcorrespondência diplomática e aos diplomas legais. Nos séculos XVII e XVIII, o crescimento do intercâmbio comercial entre os países europeus, sobretudo França, Holanda e Inglaterra, determinaria o aparecimento de um tipo de caligrafia mais prático, baseado antes nas formas romanas que nas góticas. É dessa caligrafia comercial que nasce no século XIX, a forma popular ainda hoje denominada simplesmenteescrita. No século XX verificou-se uma renovação da caligrafia, a princípio na Inglaterra com a obra de Edward Johnston, e a seguir na Alemanha com Rudolf Koch.

3

Pequena história do alfabeto.

(Do grego alfa “ a” e beta “ b” ) Conjunto de símbolos ou caracteres que representam os sons de uma língua. As letras representam, ainda que imperfeitamente, os sons da fala, ou soídos, ou fonemas. Asdo alfabeto português, de maneira idêntica às das línguas que procedem do latim, baseiam-se no alfabeto romano, que data aproximadamente de 2.500 anos. As letras maiúsculas, mais antigas, são praticamente iguais às usadas nas inscrições romanas do século III a.C.; as minúsculas se assemelham bastante às romanas cursivas, que surgiram para tornar mais rápida a escrita. Os homens, em eras remotas,muito antes de se inventar o alfabeto, registraram alguns acontecimentos e comunicaram uns aos outros as suas idéias, valendo-se de desenhos. Esses, porém, em sua maioria, eram obras de arte, e não escrita. Quando, entretanto, começaram a traçar figuras com o fim de comunicar alguma idéia, ou mensagem, então já não faziam arte: começaram a escrever. Tal escrita, praticada de fato por inúmerospovos primitivos, desenvolveu-se enormemente entre os babilônios e egípcios, e veio a ser a origem da escrita chinesa atual. Há cerca de 3.500 anos, provavelmente, os sacerdotes da Babilônia começaram a registrar o número de ovelhas e vacas que enviavam ao templo por meio de figuras desenhadas em argila úmida. Essa escrita chamava-se cuneiforme, ou em forma de cunha, porque cada traço do desenho tem...
tracking img