Capítulo 4 – Exercícios Para Fixação De Conteúdo

Páginas: 82 (20438 palabras) Publicado: 5 de febrero de 2013
[pic] [pic]










ANÁLISE DE INVESTIMENTOS




PROFESSORA LUCIANA FERRAZ



[pic]



CASCAVEL
2009
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO


1. POR QUE INVESTIR?

Podemos fazer duas coisas com nossos recursos: gastá-los em consumo corrente (com alimentos, roupas, moradia e transporte) ou economizá-los, com planos de utilizá-los maistarde. Essa troca de consumo presente por um nível mais alto de consumo no futuro é o motivo pelo qual se poupa. O que você faz com suas economias para fazê-las crescer com o tempo se chama INVESTIMENTO.
Assim, investimento é o comprometimento atual de recursos por um período, na expectativa de receber recursos futuros que compensarão o investidor:
a) pelo tempo durante o qual os recursos sãocomprometidos;
b) pela taxa esperada de inflação; e,
c) pelo risco – a incerteza quanto aos pagamentos futuros.
O investidor, hoje, está trocando uma quantidade conhecida de recursos (por exemplo, dinheiro) por recursos futuros esperados (como uma dada quantia ou um fluxo de rendimentos) que serão maiores que o valor corrente desembolsado. Uma palavra-chave aqui é esperado.Muitos investimentos contêm riscos e, por isso, os pagamentos futuros efetivos podem ser maiores ou menores que o almejado.
Você investe na expectativa de que esse investimento traga um retorno financeiro melhor no futuro, mas nem sempre isso acontece.

2. O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO

Aqueles que abrem mão da posse imediata de poupanças (ou seja, adiam seu consumo) esperam receber nofuturo uma quantidade maior daquilo que eles sacrificaram. Inversamente, aqueles que consomem mais do que sua renda corrente, tomando dinheiro emprestado, devem estar dispostos a pagar no futuro um valor bem maior que a quantia emprestada. Um importante princípio de finanças é o conceito do valor do dinheiro no tempo: um real hoje vale mais do que o mesmo real no futuro. Há três motivos pelos quais odinheiro tem valor no tempo:
a) taxa de juros real pura ou livre de risco – esperamos uma recompensa pelo adiamento dos gastos, mesmo em um investimento sem risco, quando inexiste inflação. Se não fosse assim, não haveria incentivo para poupar. O retorno, em uma situação como essa, é a taxa de juros real pura ou livre de risco.
b) Proteção contra a inflação – pois a inflação reduz o poderde compra do dinheiro mais tarde.
c) Risco – A promessa de um real no futuro pode ser quebrada: há sempre a possibilidade de não pagamento ou pagamento reduzido.

3. RAZÕES PARA INVESTIR

São três as necessidades básicas que levam a um investimento:
a) Renda – os investimentos são feitos na expectativa de que proporcionem rendimentos no futuro.
b) Preservação de capital –preservação do valor original do capital, sem risco de perda do poder aquisitivo.
c) Valorização do capital – para satisfação de uma necessidade futura, como aposentadoria ou a educação universitária dos filhos. O objetivo é fazer com que o investimento cresça a uma taxa mais alta que a da inflação, de tal modo que haja um retorno real positivo após os efeitos dos impostos e da inflação.4. VERDADES FUNDAMENTAIS DO MUNDO DOS INVESTIMENTOS

Todo mundo conhece um pouco, pelo menos, a respeito de mercados financeiros – desde notícias sobre o mercado de ações até as taxas de juros no banco local. Estratégias de investimento bem-sucedidas exigem disciplina, paciência e uma boa base de conhecimento dos conceitos fundamentais de finanças em geral e de investimentos, em particular.Um componente importante é formado pelo tema verdades fundamentais e principais do mundo dos investimentos:
a) há uma compensação entre risco e retorno esperado. Investimentos de risco maior devem oferecer níveis mais altos de retorno esperado. Em outras palavras, um investimento de baixo risco, ou conservador, não deve oferecer retornos esperados altos.
b) É difícil encontrar ações e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Etica para amador-capitulo 4
  • Etica para amador- capitulo 4
  • etica para amador (capitulo 4)
  • Capitulo 4 Etica para el amador
  • Ecologia para principiantes capitulo 4
  • Etica Para Amador Capitulo 4
  • EXERCICI AC TEMA 4
  • Capitulo 3 y 4 una ética humanista para la autonomia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS