Carris Lisboa

Páginas: 34 (8433 palabras) Publicado: 2 de abril de 2012
Carmen Díaz Calaza Cecía Juíz Rodríguez

INDICE:
* História da empresa por ano
* Recrutamento
* Selecção
* Acolhimento
* Formação
* Compensação
* Diversidade (de género, por exemplo)
* Avaliação de Desempenho
* Gestão de Directivos
* Gestão do Talento
* Gestão dos Low Performers
* Comunicação deRecursos Humanos
* Cultura da empresa
* Conclusão
* Recomendações
* Bibliografia
* Pessoas entrevistadas em a Carris
* Anexos
Entrevista com Pedro Ramos
Ficha de acompanhamento
Newsletter Maio 2011

HISTÓRIA DA EMPRESA POR ANO:
1872: Em 18 de Setembro, é fundada no Rio de Janeiro a Companhia Carris de Ferro de Lisboa, a qual pretendia implantar na capital portuguesa umsistema de transporte do tipo americano (carruagens movidas por tracção animal e deslocando-se sobre carris).
1873: Em 23 de Janeiro, o escritor Luciano Cordeiro de Sousa e seu irmão obtêm os direitos para o lançamento, na cidade de Lisboa, de um sistema de transporte, do tipo americano, de tracção animal. Em 14 de Fevereiro a Câmara Municipal de Lisboa aprova o trespasse daquela concessão para aempresa Companhia Carris de Ferro de Lisboa. Em 17 de Novembro é inaugurada a primeira linha de “Americanos”.
1876: Em 31 de Maio, a CARRIS torna-se exclusivamente portuguesa e é legalmente reconhecida como Sociedade Anónima.
1897: Em 5 de Junho, é assinado um contrato entre a Câmara Municipal de Lisboa e a CARRIS, com vista à substituição do sistema de tracção animal, então utilizado, pelatracção eléctrica. Em 27 de Julho a firma Wernher, Beit & Co. cede à Lisbon Electric Tramways Limited (L.E.T.L.) todos os direitos e obrigações assumidos por aquele contrato. Foi acordado entre as duas Companhias que os corpos gerentes da CARRIS continuariam a ocupar-se da exploração das linhas por conta da L.E.T.L.
1901: Em 31 de Agosto é inaugurado o serviço de eléctricos.
1912: A CARRIS iniciao transporte em autocarros com uma frota de 5 unidades. No dia 14 de Novembro foi inaugurada a primeira ligação entre Sete Rios e Carnide. Este serviço terá cessado em 1915.
1944: Em 9 de Abril, utilizando veículos adquiridos em 1940 para a Exposição do Mundo Português, é inaugurado oficialmente o serviço de autocarros.
1973: Em 21 de Dezembro, pelo Decreto-Lei n
º 688/73, é rescindido ocontrato de arrendamento à L.E.T.L. Simultaneamente, efectua-se com a Câmara Municipal de Lisboa um contrato de renovação da concessão, pelo prazo de 50 anos, de exploração do serviço público de autocarros, eléctricos e ascensores.
1975: Grande renovação da frota de autocarros, com a aquisição de 200 veículos “standard” de nova geração, equipados com caixa de velocidades automática, direcçãoassistida e suspensão integralmente pneumática.
1991: Em Julho, no âmbito de um plano de modernização da frota da Empresa, entraram ao serviço os primeiros autocarros articulados.
1995: No primeiro trimestre, entram em exploração 10 eléctricos articulados, de nova geração, os primeiros com esta característica a integrarem a frota da Empresa.
1996: Procede-se à renovação da imagem da empresa, traduzidaem diversas formas de comunicação, designadamente na imagem exterior dos veículos, adoptando o “amarelo” como cor dominante no material circulante.
2000: Lançamento do Sistema de Ajuda à Exploração e Informação aos Passageiros em Tempo Real (SAEIP). Em Maio, inicia-se o processo de instalação dos primeiros Sistemas de Videovigilância.
2001: Reflectindo a preocupação da Empresa com a melhoria daqualidade ambiental e com o aprovisionamento e diversificação de energia, entram ao serviço os primeiros 20 autocarros movidos a gás natural, combustível que constitui uma alternativa energética ao petróleo.
2003: Início de um processo de reestruturação global e de modernização da Empresa, destacando-se a renovação de mais de metade da frota de autocarros. Este processo é projectado a 3 anos,...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Lisboa
  • Lisboa
  • lisboa
  • Tratado De Lisboa
  • Tratado De Lisboa
  • El tratado de lisboa
  • Tratado De Lisboa
  • Tratado De Lisboa

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS