Comentários sobre burckhardt

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (737 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 25 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Considerações sobre Jacob Burckhardt a partir da leitura “A História Pensada – Teoria e Método na Historiografia Européia do Século XIX”

O suíço Jacob Burckhardt é muito reconhecido por suaimportante contribuição na historiografia do Renascimento, quando desenvolveu em 1860 linhas interpretativas que hoje podemos chamar de “tradicionais” a respeito do movimento ocorrido na península itálicano século XV. A partir da sua leitura, percebemos sua intenção de dar sentido e unidade aos feitos e construções dos humanistas, sem também ignorar o campo da arte, que foi um ponto extremamenteexplorado por Burckhardt e que permeia grande parte de sua escrita. O historiador propõe uma análise histórico-artística do período.
A respeito da sua filosofia da história, percebe-se o quantoBurckhardt se aproxima dos modernos mas ao mesmo tempo forma uma cisão com os mesmos. Se aproxima de Hegel e Ranke em certo sentido, ao dar uma teleologia aos fatos, mas ao mesmo tempo também se distancia aonão enxergar sentido e finalidade na história, se aproximando de Nietszche. Para o autor, a História se faz em um movimento de caos a caos, a partir de construção e destruição, uma movimentação decristalização de um poder vigente e a conseqüente destruição deste (como percebemos também em Hegel, mas a diferença se faz no sentido de que este movimento não busca um fim certo).
Burckhardt tambémfala de uma cegueira quanto ao começo da História, e esse é um ponto importantíssimo, já que essa cegueira quanto ao lugar de partida e o lugar de chegada seria exatamente o que dá a possibilidade deação no homem na História. A cegueira é o que traria a contingência, o acaso, o imprevisto, já que sempre agiríamos sem uma finalidade pré-determinada. As possibilidades de experimentar as virtudes dosentido é negada ao homem, mas é exatamente nessa fala de sentido que reside a liberdade de ação do indivíduo incontingente. Em Burckhardt, também percebemos uma espécie de eterno reconhecimento de...
tracking img