Comparação da obra romeu e julieta, com filmes de diferentes epocas

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 15 (3624 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 5 de septiembre de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Professora: Flávia Andrade
Aluna: Mariana Barreto Falqueto






Ensaio de Cinema e Literatura


O presente ensaio propõe-se a analisar as características do texto dramático, Romeu e Julieta de William Shakespeare, escrita entre 1591 e 1595. O texto foi publicado pela primeira vez em um quarto de 1597 mas essa versão foi considerada como de péssima qualidade, o que estimulou muitasoutras edições posteriores que trouxeram consonância com o texto original de Shakespeare. Analisar também as as películas cinematográficas homônimas, dirigidas por Franco Zeffirelli em 1968 e Baz Luhrmann, em 1996.
O presente autor ficou conhecido por abordar em suas obras as grandes paixões humanas derivadas da ambição, do poder e do amor. A escolha da obra de Romeu e Julieta, deve-se ao fato deser muito comentada e adaptada para outros gêneros literários na atualidade e por ser a mais romântica daspeças de Shakespeare. O amor é um tema que transcende a história, independe de grupo social, fatores econômicos e civilizações. O amor que Julieta sentiu por Romeu no momento em que seus olhares pousaram um no outro, sem saber que se tratava de um Montechio inimigo, foi tão profundo e intensoque resistiu as conveniências da sociedade da época e aos infortúnios que se sucederam. Foi o mesmo amor que curou o coração machucado de Romeu, que acordou para uma nova paixão, ainda mais forte e intensa, mesmo sabendo de que se tratava da filha do grande Capuleto, inimigo mortal de sua família. O lirismo da peça desse autor, revelado nas falas dos amantes fica evidente quanto mais se desenrolaa trama. E as imagens trazidas às mesmas, são tão antigas quanto o próprio amor e a poesia. A comparação dos olhos de Julieta com as estrelas do céu é um exemplo bem clássico dos amantes. A musicalidade dos versos torna a peça ainda mais fascinante, trazendo para o texto dramático esse lirismo próprio da poesia, outra característica de Shakespeare. Mesmo a peça sendo mais romântica do que asoutras, o autor não deixa de acrescentar pitadas de reflexões, lembrando as outras peças escritas por ele.
Willian Shakspeare nasceu em 23 de abril de 1564, baseado em registros de seu batizado que ocorreu em 26 de abril do mesmo ano. Como era costume batizar a criança 3 dias após o seu nascimento, a data 23 de abril é tradicionalmente aceita como sendo de seu nascimento. Willian foi o terceirodentre oito crianças, e o mais velho dos filhos homens de John Shakespeare, um comerciante de lã, e de Mary Arden, filha de um rico proprietário de terras. Ele compôs suas peças durante o reinado da Rainha Elizabeth I, que governou a Inglaterra de 1558 a 1603, e durante o reinado de James I, que governou o país após a morte da rainha. Nessa época, a Inglaterra prosperava na poesia e no teatro. Aos 18anos, Shakespeare casou-se com Anne Hathaway. Anne tinha 26 anos e estava grávida. O casal teve uma filha, Susanna, e dois anos depois tiveram os gêmeos Hamnet e Judith. Por volta do ano de 1588, Shakespeare mudou-se para Londres e em 1592, ele já havia adquirido sucesso como ator e dramaturgo. Contudo, eram suas poesias – e não suas peças – que eram aclamadas pelo público. Isto ocorreu devido aofato de, entre 1592 e 1594, durante 21 meses, os teatros permaneceram fechados por conseqüência da peste. Seus dois poemas que foram publicados são Vênus e Adônis em 1593, e O Rapto de Lucrécia em 1594. Estes dois poemas e seus Sonetos (1609) trouxeram-lhe reconhecimento como poeta. Seus Sonetos tornaram-se famosos por explorar todos os aspectos do amor. Shakespeare escreveu mais de 38 peças, queestão divididas entre comédias, tragédias e peças históricas. Seus escritos são famosos até os dias de hoje, e suas atuações trouxeram-lhe riqueza (ele era sócio da companhia de teatro). Shakespeare não publicava suas peças, já que a dramaturgia não era bem paga. Na época, não havia direitos autorais. Shakespeare pretendia que suas peças fossem representadas em vez de publicadas. Com o dinheiro...
tracking img