Dançando no escuro: uma análise crítica do capitalismo e do neoliberalismo.

Páginas: 13 (3070 palabras) Publicado: 15 de febrero de 2011
Dançando no Escuro: uma análise crítica do capitalismo e do neoliberalismo.

Rodolfo Peréa Tavares

Dançando no Escuro (Dancer in the Dark, 2000) é a obra-prima do diretor dinamarquês Lars Von Trier. O filme sagrou-se vencedor da Palma de Ouro em Cannes no ano de 2001. É um musical antiilusionista profundamente triste. Retrata a realidade dura e cruel vivenciada pela personagemprincial, Selma (Bjork). A história de Selma é de difícil aceitação e leva o espectador a experimentar sentimentos como desprezo e revolta.
Selma é uma imigrante da Tchecoslováquia nos Estados Unidos no ano de 1964 e trabalha excessivamente para conseguir economizar dinheiro suficiente para que seu filho, Gene (Vladan Kostig), possa realizar uma cirurgia em seus olhos. A personagem principalsofre de uma doença que rapidamente a levará a cegueira e sabe que seu filho necessita desta cirurgia para que não tenha o mesmo destino. Por esta razão passa a trabalhar sem descanso, inclusive em turno noturno para poder pagar o procedimento. Seu único refugio é sua paixão por musicais de Hollywood que lhe permite imaginar-se fora de sua dura rotina de trabalho.
A trama se torna ainda maistrágica quando Selma tem todo o dinheiro que acumulou roubado por seu vizinho, Bill (David Morse). Ao tentar recuperar o dinheiro, ela acabar por ter de matá-lo para conseguir tomar o dinheiro de suas mãos. Por esta razão Selma é julgada e condenada a morte. Enquanto está presa a espera de sua execução, apresenta-se um novo dilema: o dinheiro que seria empregado para pagar a cirurgia de seu filhopode ser utilizado para pagar um Advogado que garante conseguir que ela não será executada. Selma opta por aceitar a execução e permitir que seu filho possa ver durante toda sua vida.
No decorrer da história, toca-se em temas delicados da sociedade capitalista e a evolução da influencia neoliberal nas políticas sociais. A situação da mulher que não possui meios e nem tempo para acompanharde perto a educação de seu filho, a ganância por dinheiro que leva o homem a deixar de lado todos seus princípios para não ser classificado como perdedor ou fracassado, a desvalorização da vida humana caracterizada pelo advogado que não se dá ao trabalho de salvar a vida de Selma pois esta não tem o dinheiro para pagar seus honorários, e mais precisamente o que será o foco principal desta análise,as conseqüências da inexistência de um sistema de previdência social que abranja a todos em situação de necessidade e de um sistema de saúde que garanta atendimento a todos os cidadãos.
Na década de 1960, período em que se passa o filme, o capitalismo já estava completamente enraizado nos Estados Unidos, isto por si só já instaura uma série de desigualdades e desequilíbrios entreindivíduos de uma mesma sociedade. Foi também neste período em que começou a surgir o que seria a chamada doutrina neoliberal, isto é, uma linha de pensamento que aponta a redução drástica do Estado na sociedade, inclusive em pontos fundamentais da vida humana como educação, saúde pública e previdência social, e pontos estratégicos para a manutenção da estrutura do país, como controle de materiaisenergéticos, segurança pública e materiais bélicos.
Este estudo analisa de forma crítica a hegemonia do pensamento neoliberal instaurada nos anos 80, buscando esclarecer argumentos distorcidos e falaciosos utilizados por grandes corporações pra legitimar suas ações e esconder sua busca incansável por acumulação de capital. Neste estudo são apresentados três setores desejados por companhias guiadaspela lógica neoliberal e as razões pelas quais a sociedade deve se organizar para que estas não venham a controlá-los: previdência social, saúde pública e educação.
Para Gramsci, a hegemonia de uma caracteriza-se pela capacidade que uma classe possui de subordinar as demais. Isto se dá por meio da persuasão e da educação, sendo esta última entendida em sentido amplo. Para atingir a...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Analise Do Poema El Cisne
  • Análise Do Conto A
  • Análise Do Conto A Causa Secreta
  • Análise transnacional do sistema de avaliação e seleção do professorado universitário.
  • La Do Mi Do
  • DO
  • O Do
  • DO

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS