Didática

Páginas: 31 (7551 palabras) Publicado: 27 de septiembre de 2012
DIDÁTICA



Nosso trabalho se inicia com a leitura de um capitulo Introdutório do Livro Ampla Didática da Doutora Balina Bello Lima (1985).

Nos diz a autora:

"De modo geral, a palavra Didática se associa a arrumação, ordem, logicidade, clareza, simplificação e costuma, portanto também conotar rigor, bitolamento, limitação, quadratura. Se ela adquiriu significados negativos,supõe-se que a origem deles esteja no práxis, ou seja, o exercício regular da Didática, em todos os níveis de ensino, seria responsável pelo seu desprestígio ou má fama. Realmente, muitos manuais de Didática estão cheios de itens e subitens, regras e conselhos: o professor deve, o professor não deve e ficam, portanto, muito próximos dos receituários ou listagens de permissões e proibições,tentando inutilmente disfarçar o seu vazio atrás de excessivo formalismo.
Corroborando todas estas restritivas, fez-se popular o seguinte conceito de Didática - disciplina com a qual ou sem a qual tudo fica tal e qual.
De fato, convém perguntar como aprenderam os nossos antepassados, entregues a professores leigos, cuja preocupação maior era a competência conteudistica, a manutenção dorespeito á cátedra e a sua pessoa, que do alto do seu tablado despejava sobre os alunos seu saber irrefutável. Por outro lado, com tanta didática hoje em voga, enriquecida pela psicologia, pela análise de sistemas e por toda a tecnologia do ensino, como explicar que o ensino continue piorando sempre, como a querer comprovar a inutilidade desses recursos?
Aliás estarão eles sendo utilizados ? Ese realmente estão, haverá em seu emprego uma dose mínima de consciência, de adequação, de espírito de busca e pesquisa? ou tudo acontece na simples cópia ou transplante de modelos inadequados á realidade brasileira e, por isso, devidamente rejeitados ?
Como saber também se o caos do ensino seria bem maior, sem as tentativas de reformulação, Km o esforço das Faculdades de Educação comlicenciaturas, sem os cursos de reciclagem, sem as pós-graduações em Educação?
O momento pedagógico é dos piores, reflete os problemas da sociedade doente, inflacionada, violenta, desigual. Não adianta, pois, esperar milagres da Didática. Conviria, ao contrário, tomar consciência dos seus limites e possibilidades e impedir que ela fosse mais um elemento de manipulação do homem, de violação dosseus direitos, de repetição do passado. Enfrentar o amanhã com as armas de ontem é garantir, previamente, a derrota. Desistir de lutar, sob o pretexto de falta de equipamento, é covardia. Não há verbas, não há material, mas o recurso humano, o mais válido, existe, e ai está a exigir uns aceitamentos interiores, capazes de acioná-lo.
De um professor de Didática espera-se que seja pelo menosum didata, não na acepção vulgar da palavra, mas no sentido de reconhecer que suas atitudes valem bem mais que suas técnicas, que, trocando com seus alunos o que ele é, abrirá caminhos mais amplos do que se apenas trocar com eles o que sabe, tentando moldá-los a si, ao seu fazer didático. Do professor de Didática é natural que o aluno cobre um pouco mais do que de qualquer outro professor: emprimeiro lugar, ele exige respeito ao que ele (aluno) è, em segundo lugar, que ele vivencie e comprove numa lição de autenticidade o que ele (professor) considera correto, mas que tenha também abertura para valorizar outras opções. .
Uma Didática de vida estaria á frente de qualquer Didática legista ou receitante; a vivência didática seria preferível á permanência no exercício didático isoladoou atomizado. Ser o professor é conseguir integrar, harmoniosamente e com amor, as habilidades antes treinadas em separado. Se em cada habilidade ele se coloca, sua humanidade ultrapassará a técnica, conferindo-lhe espaços inusitados.
Este estudo tem por objetivo central valorizar a contribuição que a criatividade pode trazer á didática, ampliando-a, libertando-a de padrões rígidos e...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ciencias didaticas
  • Juegos Didaticos
  • uNIDAD DIDÁTICA
  • situacion didatica
  • Un trabajo didático
  • Modelo didático
  • guia didatica
  • Recursos Didáticos

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS