Dinamicas

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 32 (7965 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 13 de febrero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
NOTA INTRODUTÓRIA:

Este Manual de Apoio, constitui um documento exemplificativo do tipo de actividades e jogos a implementar no âmbito da intervenção com jovens a nível da promoção das competências pessoais e sociais, bem como dos princípios de utilização dos mesmos.

OS JOGOS: Algumas regras de utilização

O jogo será ao longo de todo o trabalho o processo privilegiado de abordagem àsvivências do grupo. Deste modo, sentimos como importante apontar algumas regras básicas à sua utilização. Ao longo deste material de apoio, desenvolveremos fichas de trabalho para cada tema/área a abordar, compostas de sugestões de jogos e cuidados particulares a ter nas dinâmicas a criar.

A utilização de jogos permite uma grande flexibilidade de abordagem, de programação e de estabelecimento deobjectivos.

Os jogos devem ser praticados de forma construtiva e integrada e não como peças soltas no preenchimento de espaços vazios. Colocados em prática com uma finalidade, entusiasmo e eficiência, os jogos despertam sempre um grande interesse e podem transformar-se no ponto de partida para o desenvolvimento de um conjunto de outras actividades paralelas que tendem a enriquecer o programa deintervenção.

Existem alguns princípios básicos que devem ser considerados na utilização dos jogos:

1. O orientador deverá utilizar a sua sensibilidade e conhecimento do grupo para seleccionar o jogo que promova a dinâmica necessária à abordagem do tema a trabalhar. A situação que se adapta a um determinado grupo não se adapta necessariamente a todos os outros.

2. O mesmo jogo pode serutilizado com diferentes objectivos consoante a sequência em que se integra ou as características do grupo a que se destina. Pode inclusivamente ser utilizado mais do que uma vez no trabalho de crescimento do grupo, permitindo a emergência de conteúdos e reflexões diferentes bem como a noção de evolução entre os dois momentos.

3. É importante ser consistente na implementação das regrasapresentadas. A sua apresentação deve processar-se de forma espontânea e informal.

4. Deve estimular-se a coesão salvaguardando, no entanto, as características individuais de cada elemento.

5. Não há comportamentos nem respostas certas ou erradas. O importante é o envolvimento e a participação dos elementos do grupo.

6. É importante que o animador fomente comentários e atitudes positivos econstrutivos por parte dos participantes.

7. A participação, comentários, sentimentos ou atitudes expressos pelos participantes no decurso do jogo são sempre válidos não devendo ser alvo de interpretações, juízos de valor ou explorações aprofundadas. Deverão ser considerados no contexto do jogo e da relação do grupo.

8. Na fase de reflexão é importante que todos os comentários e opiniões sejampartilhados com o grupo, promovendo um espaço em que todos oiçam e sejam ouvidos. Não deve ser permitida a existência de diálogos paralelos entre os participantes.

As regras de utilização dos jogos são fundamentais para a protecção do orientador e dos participantes. Mas nunca se esqueça que a sua criatividade e o seu conhecimento do grupo são elementos fundamentais para a criação de uma boa dinâmica.FICHA DE TRABALHO

TEMA: a Identidade

A identidade é o primeiro momento de uma relação. É o momento em que nos damos a conhecer, em que tentamos diminuir a distância que nos separa de alguém ou de um grupo. Darmo-nos a conhecer pode ser uma tarefa difícil. Em função do contexto, trabalha-se a apresentação de todos os intervenientes. Esta desenrola-se a diferentes níveis de profundidade,que poderão ir desde o simples avançar de um nome, até algo mais profundo, como a manifestação de uma opinião, uma declaração de intenções ou a expressão de sentimentos.

Noutra perspectiva, a expressão da identidade é um trabalho contínuo. A cada momento vamo-nos dando a conhecer, vamos revelando novas facetas. Deste modo, é através da relação que nos vamos dando a conhecer. Fará sempre...
tracking img