Drogas

Páginas: 5 (1027 palabras) Publicado: 13 de junio de 2012
DROGAS – MEXICO.

Com a posse de Felipe Calderón em 2006, o governo mexicano declarou uma “guerra sem trégua e sem quartel” contra o crime organizado, argumentando que este “estava fora de controle” e “ameaçava o estado mexicano”. Já nos primeiros dias de governo, lançou a Operação Michoacán em seu estado natal, empregando um efetivo de 7.000 policiais e militares – além de aparato terrestre,marítimo e aéreo – para combater o narcotráfico. Em janeiro de 2007, Calderón ordenou que 2.300 policiais da cidade de Tijuana fossem retidos nos quartéis e transferiu a segurança da cidade à polícia federal e ao exército.
Em junho do mesmo ano, o presidente decidiu afastar 284 policiais de alto escalão, inclusive os comandantes dos 31 estados e do distrito federal.
cabe mencionar que ocontingente militar envolvido no controle do narcotráfico chegou a 45.000 efetivos no atual governo, efetivando 60.903 prisões por narcotráfico.
governo de Vicente Fox, estratégia de combate foi captura ou morte das lideranças, em particular das organizações de Tijuana e do Golfo.
“Cartel” do Golfo = Líder Osiel Cárdenas Guillen, preso em 2003, extraditado para os EUA em 2007 e condenado em 2010. Com suaprisão surgiu um grupo de revoltos que criou a milicia “Los Zetas”, notoriamente mais afeita às soluções violentas.
“Cartel” de Tijuana = crise de liderança com a morte de Ramón Arellano Felix (2002) e as prisões de Benjamin Arellano Felix (2002) e de Francisco Arellano Felix (2006). Com a prisão de Eduardo “El Doctor” Arellano Felix, o único membro remanescente da família A. F. – causou umconflito entre duas facções, uma liderada pelo sobrinho dos irmãos Arellano Felix e outra pelo braço armado da organização, gerando um pico de violência em Tijuana na primeira metade de 2008.
A estrategia de Fox gerou instabilidade nos arranjos geográficos e políticos das organizações narcotraficantes. Essa instabilidade, como se percebe, se traduz em mais violência.
Outro exemplo claro dessadinâmica é a dissensão dos irmãos Beltrán Leyva da Federação de Sinaloa em 2008, após a captura de Alfredo Beltrán Leyva pelos militares mexicanos. Até então subordinados a Joaquín Guzmán, capo da Federação, os Beltrán Leyva acusaram seus supostos aliados de traição ao colaborar para a prisão de Alfredo, transformando a aliança em confronto. Disputando espaço com a Federação em vários estados do oeste enoroeste do país, os Beltrán Leyva vem se aproximando dos “Zetas” tanto para expandir rotas como para enfrentar a organização de Guzmán.
No caso mexicano, sabe-se que o Osiel Cárdenas aliciou os “Zetas” para trabalhar para o “Cartel” do Golfo por volta de 1997; a Federação de Sinaloa também incorporou milícias, como os “Pelones”, a “Gente Nueva” e os “Negros”; no caso do “Cartel” Juárez, o braçoarmado é conhecido como “La Linea”, e os exemplos se seguem. Devemos ter em mente que a dimensão dessa capacidade coercitiva está em função da pressão exercida pelo governo, pois a violência é basicamente um meio e um subproduto, mas não um fim do narcotráfico.
Isso posto, compreende-se que a “guerra sem trégua e sem quartel” contra os cartéis da droga estimula o fortalecimento desses braçosarmados, inclusive a ponto de criar novas organizações, com um formato diferente das que as originaram.
Os “Zetas” foram formados por um pequeno grupo de militares de elite (Grupos Aerotransportados de Forças Especiais, GAFE), que haviam sido treinados em contra-insurgência na década de 1990, com auxílio dos Estados Unidos, para reprimir o EZLN em Chiapas. Além de sua formação diferenciada, essegrupo paramilitar possui uma capacidade de fogo ímpar, por vezes superior ao do exército mexicano
A dificuldade de exportação e saida da fronteira do Mexico, criou um desenvolvimento e crescimento relevante do mercado interno, vindo a atribuir mais relevância ao conflito urbano, através do controle de praças, bairros, zonas, etc. Com a fuga de “El Chapo” Guzmán da prisão em 2001, iniciou-se uma...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Drogas
  • Drogas
  • Las drogas
  • Las drogas
  • Las drogas
  • Drogas
  • Las drogas
  • Las drogas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS