Elvis presley e o cinema musical de hollywood

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 20 (4901 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 7 de enero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
Elvis Presley e o Cinema Musical de Hollywood

“Elvis Presley e o Cinema Musical de Hollywood”1

Jorge Carrega

CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve

1

Comunicação apresentada no Iº Fórum Itinerários Musicais: Música e Cinema, organizado pelo CESEM da Universidade Nova de Lisboa em Junho 2010.

1

Elvis Presley e o Cinema Musical deHollywood

Resumo

Elvis Presley é reconhecido como um dos ícones da cultura popular do séc. XX. Entre meados da década de 1950 e o início da década de 1970, Presley protagonizou trinta e três longas-metragens, a maioria das quais pertencentes a um dos géneros clássicos de Hollywood, o cinema musical.

Desvalorizados pela crítica cinematográfica e denegridos pela crítica musical rock, os filmes dePresley constituem exemplos relevantes de um dos principais subgéneros do cinema musical de Hollywood, a comédia musical protagonizada por intérpretes da canção popular tornados actores como Bing Crosby, Frank Sinatra, Carmen Miranda, Doris Day e Dean Martin.

Pioneiros na introdução de uma nova estética musical no cinema de Hollywood, os filmes protagonizados por Elvis oferecem pistasimportantes para compreender o impacto das transformações socioculturais registadas durante as décadas de 1950 e 1960, no sistema de produção dos estúdios e em particular no género musical.

Palavras-chave: Elvis Presley, cinema musical de Hollywood, comédia musical, Bing Crosby, Dean Martin.

Abstract

Elvis Presley is recognized as an icon of 20th century popular culture. Between the mid 1950’s andthe early 1970’s, Presley starred in thirty three movies, most of them belonging to a classical Hollywood film genre, the musical.

Undervalued by film critics and rock and roll music historians alike, Elvis movies are still relevant examples of one of Hollywood’s musical subgenres, the musical comedy as vehicle for the talents of singer/actors like Bing Crosby, Frank Sinatra, Carmen Miranda,Doris Day and Dean Martin.

Pioneers in introducing rock and roll in Hollywood cinema, the Elvis Presley musicals offer valuable clues to understand the impact of the important social and cultural transformations 2

Elvis Presley e o Cinema Musical de Hollywood

registered in American society during the 1950’s and 1960’s on the studio system and the musical genre.

Keywords: Elvis Presley,Hollywood film musical, musical comedy, Bing Crosby, Dean Martin.

Introdução

Em 2010 assinalaram-se os 75 anos do nascimento de Elvis Presley. O importante contributo do cantor norte-americano para a revolução cultural que marcou as décadas de 1950 e 1960, é largamente reconhecido por musicólogos, sociólogos e investigadores da área dos estudos culturais, para quem Presley desempenhou umpapel fundamental na criação de uma nova cultura juvenil após a II Guerra Mundial.

Um dos factores que mais contribuiu para o impacto de Elvis Presley na cultura popular do séc. XX, foram as trinta e três longas-metragens que o cantor protagonizou entre 1956 e 1972.

Apesar da popularidade alcançada pela maioria destes filmes, a carreira cinematográfica de Presley continua largamente porinvestigar. Abordada de modo superficial pelos críticos de cinema e ignorada pela generalidade dos investigadores, a filmografia do cantor oferece pistas importantes para compreender as profundas transformações sociais e culturais verificadas durante as décadas de 1950 e 1960 e os seus efeitos no sistema de produção de Hollywood, assim como num género cinematográfico que é indissociável da própriahistória do cinema clássico norte-americano.

Para que possamos proceder a uma análise correcta da filmografia de Elvis Presley é pois necessário que contextualizemos os seus filmes, não só no género musical, mas também no momento histórico da sua produção.

1. O cinema musical de Hollywood durante a década de 1950

Quando Elvis Presley se estreou no cinema em 1956, os estúdios de Hollywood...
tracking img