Ensaio final: o poder do dinheiro na sociedade de hoje em o homem que copiva

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1363 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 7 de diciembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
“O dinheiro não nos traz necessariamente a felicidade. Uma pessoa que tem dez milhões de dólares não é mais feliz do que a que tem só nove milhões.”
-Lewis H. Brown

Desde que o dinheiro foi inventado em “na China, no século XI”(Furtado), conseguiu um lugar de grande poder na vida das pessoas. O dinheiro é uma daquelas coisas que é freqüentemente associadacom o poder e felicidade. Diferentes sociedades em todo o mundo impuseram uma importância sobre o poder do dinheiro e da riqueza como a chave primordial para adquerer a felicidade. Especialmente em nossa sociedade o dinheiro tem um lugar especial na vida muita gente.Muitos acham que o dinheiro é necessário para comprar e alcançar a felicidade. O Homem que Copiava é um filme dirigido pelodireitor Jorge Furtado e lançado no ano 2003 que usa a história de André e os outros personagems para enfatizar e criticar a importância social que o dinheiro impõem dentro de nossa sociedade.O objetivo deste ensaio é enfatizar a importância atribuída à dinheiro em nossa sociedade em uma base diária, que inclui os sonhos e crenças comuns de muitas pessoas. Por esta razão, este ensaio deve primeiroexplicar o enredo do filme e, em seguida, analisar e explicar os aspectos distintos em no filme usados para criticar a nossa sociedade.
O filme O Homem que Copiava é centrada em o personagem principal Andre (Lázaro Ramos). Ele é um jovem de aproximadamente 19 anos de idade, que passa seus dias trabalhando como um operador de máquina de fotocópia. Pelo menos é o que ele diz que asmulheres quando lhe perguntam, na realidade ele é apenas o homem que faz fotocópias em uma loja. Na mesma loja ele trabalha com Marinês(Luana Piovani), que vende revistas e outros itens.Em os dias quele não trabalha seus hobbies são desenhar caricaturas originais e espionar vizinhos. Por causa de seu espionagem,ele fica obcecado com uma mulher que morra algumos edifícios de distância dele(Sílvia).André fica-se afeiçoado com ela. Um dia ele entra na loja onde ela trabalha para comprar uma roupa que não pode pagar. Andre entra com o propósito de falar com ela e assumir que ele tem dinheiro, quando na realidade isso não e verdade. Então ele promete comprar o artigo de roupa.A fim de pagar por isso ele começa a copiar dinheiro, lentamente, ele deixa sair seu gosto de dinheiro fora docontrole. Para obter mais dinheiro Andre e seu amigo Cardoso roubam um banco. o irônico e que em naquele dia, eles ganham na loteria. No entanto, consegue adquirir o coração de Silvia.
Este filme é narrado pelo personagem principal. A maneira em que sua história é contada não é por acaso, tem um propósito muito específico. Furtado en este filme está “explorando a fragmentação do sujeitoeutiliza uma forma de montagem absolutamente original com técnicas
de colagem, bricolagem, metalinguagem, ironia e crítica social.”( Fleury 1).A narrativa neste filme existe como algo primordial e necessario para entregar sue mensagem ao publico “Uma narrativa establece assercoes,postulados, sobre o mundo,dentro de un contexto completamente distinto daquele no qual interpretamos os enunciados deuma forma narrativa ficcionl.O Homem que Copiava,2003,Jorge Furtado,por exemplo, e uma narrativa ficcional.A utilizacao criativa da voz fora-de-campo ou voz em primeira pessoa”(Pessoa 27).
Se analisarmos criticamente em no início do filme o personagem principal quer comprar comida e alguns itens que seriam tidos como primordiais e necessários dentro de nossa sociedade.Quando acarne acaba por ultrapassar o dinheiro que ele tem. Nesse contexto o dinheiro já limita as coisas primordiais. Assim,a falta de dinheiro aqui coloca e mostra o lugar e a limitação que o dinheiro tem para a gente.Na próxima cena e durante os créditos, o dinheiro é queimado. Aqui a cena é tirada de um ângulo picado olhar para baixo ao dinheiro que está queimando. Fica claro que sutilmente Furtado...
tracking img