Ensayo de comunicacion

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 15 (3584 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 4 de septiembre de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS POLÍTICAS

FELIPE ALEJANDRO GUERRERO ROJAS

A ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO:

Trabalho apresentado na disciplina de Comunicação Política e Opinião Pública ofertado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Políticas, Setor Ciências Humanas, Letras e Artes da UniversidadeFederal do Paraná.

Professores: Nelson de Souza e Luciana Veiga.

Curitiba, 2012
1. introdução

A teoria da Economia Política da Comunicação surge no decorrer do século XX como a necessidade de compreender a produção e o consumo massivo da cultura. Segundo Sonia Serra (2006), a Economia Política da Comunicação é ignorada por diversos livros que tratam sobre teorias ou métodos de pesquisasobre comunicação, livros que servem de leitura obrigatória nos curso de graduação das Universidades. Esses livros consideram apenas os trabalhos da Escola de Frankfurt, ou Estudos Culturais, ou outra escolas que desenvolvem o conceito da indústria cultural.
O objetivo deste trabalho é apresentar a teoria da Economia Política da Comunicação e alguns de seus conceitos, este não trabalho não tem apretensão de fazer uma análise exaustiva de todo o pensamento da Economia Política da Comunicação, e sim, fazer abordagem rápida de alguns dos conceitos desta teoria.
Para tal, foi selecionados artigos de alguns autores que contribuíram da formulação da teoria da Economia Política da Comunicação.
Este trabalho é dividido em duas seções, sendo que a primeira seção irá trabalhar a definição daEconomia Política da Comunicação e suas atribuições, como também apresentar a Economia Política da Comunicação no Brasil.
A segunda seção irá fazer uma rápida abordagem sobre um dos temas tratados pela Economia Política da Comunicação. O tema que será apresentado é o da indústria, cultura e a comunicação. A escolha desse tema foi devido a importância que tem dentro da Economia Política da Comunicação, eprincipalmente, pelos importância dos autores dessa linha no Brasil.

2. a economia política da comunicação e sua definição

A Economia Política da Comunicação é uma corrente teórica que busca entender a produção, o consumo massivo da cultura e a comunicação. Para uma melhora análise do campo da Economia Política da Comunicação, será primeiro definido a Economia Política, e depois aborda oconceito da Economia Política da Comunicação, e no final dessa seção, será apresentado a Economia Política da Comunicação no Brasil.

3.1. A ECONOMIA POLÍTICA

A Economia Política possui várias definições e particularidades, o objetivo é apresentar algumas dessas particularidades que contribuíram no desenvolvimento da linha teórica da Economia Política da Comunicação (EPC).
No artigo“La Economía Política de la Comunicación: una actualización diez años después” publicado em 2006, Vincent Mosco parte de duas definições sobre a Economia Política, uma definição mais específica e outra mais ampla. No sentido mais específico, a Economia Política é o estudo das relações sociais, particularmente das relações de poder, que mutuamente constituem a produção, distribuição e consumo depercurso, incluindo os recursos da comunicação. No sentido amplo, Mosco (2006) coloca que a Economia Política trata do estudo do controle e da supervivência na vida social. O controle remete a organização interna dos membros de um determinado grupo social e nos processos de adaptação das mudanças. A supervivência aborda como os indivíduos produzem o que necessário para sua continuidade e reproduçãosocial. Dentro dessa definição mais ampla, os processos de controle retratam a questão política, pois constituem a organização das relações dentro de uma comunidade, já o processo da supervivência tem um caráter econômico, porque articula os processos de produção e reprodução. (Mosco, 2006, p 59.)
Além dessas duas definições, Vincent Mosco também descreve a Economia Política partindo de quatro...
tracking img