Escritorio de projetos

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 65 (16043 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 25 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
THIAGO BRIESEMEISTER

PMO – ESCRITÓRIO DE PROJETOS

Trabalho apresentado ao curso MBA em Gerência de Projetos, Pós-Graduação lato sensu, da Fundação Getúlio Vargas como requisito parcial para a obtenção do Grau de Especialista em Gerência de Projetos.

ORIENTADORA: Prof.ª Sonia Lopes

Joinville
Julho/2010

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS
PROGRAMAFGV MANAGEMENT
MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS

O Trabalho de Conclusão de Curso
PMO – ESCRITÓRIO DE PROJETOS

Elaborado por Thiago Briesemeister e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso de MBA em Gerência de Projetos, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização do Programa FGV Management.Joinville, 05 de Julho de 2010

|Carlos A. C. Salles Jr. |
|Coordenador Acadêmico Executivo |

|Sonia Lopes |
|Professor Orientador |

Termo de Compromisso

O aluno Thiago Briesemeister, abaixo assinado(s), do curso de MBAem Gerência de Projetos, Turma XI do Programa FGV Management, realizado nas dependências da SOCIESC – Joinville/SC, no período de 18/08/08 a 27/04/10, declara que o conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado PMO – ESCRITÓRIO DE PROJETOS, é autêntico, original e de sua autoria exclusiva.

Joinville, 05 de Julho 2010.

|Thiago Briesemeister|

Dedicamos esse trabalho de conclusão de curso a todos os amigos e companheiros que conhecemos ao longo deste curso e aos estudantes que necessitarão dessas informações.

AGRADECIMENTOS

A Deus que nos orientou e fortaleceu em cada instante das etapas do curso de MBA em gerência de projetos e principalmente no desenvolvimento dotrabalho de conclusão de curso.
Aos nossos familiares e amigos que pacientemente nos apoiaram, respeitaram nossos compromissos e entenderam nossa ausência nesse período.
Os homens valendo por aquilo que sabem, devem agradecer àqueles que lhes aumentaram o valor. Muito obrigado mestres que compartilharam conhecimentos enriquecedores para nosso crescimento pessoal e profissional.“A HISTÓRIA TEM DEMONSTRADO QUE OS MAIS NOTÁVEIS VENCEDORES NORMALMENTE ENCONTRAM OBSTÁCULOS DOLOROSOS ANTES DE TRIUNFAREM. ELES VENCERAM PORQUE SE RECUSARAM A SE TORNAREM DESENCORAJADOS POR SUAS DERROTAS.”
BRYAN FORBES
RESUMO

A mudança é a única constante no contexto de um mundo globalizado e as organizações tendem a buscar por estruturasorganizacionais, formas de governança corporativa, técnicas de gestão aprimoradas, visando sempre prover de uma forma sistemática mudanças que gerem uma vantagem competitiva no mercado de uma forma sustentável e de resposta rápida a essa mudanças para que não fiquem ultrapassadas.
Uma organização baseada em projetos é uma das soluções para este cenário que se apresenta de forma global, pois ele poderá fornecernão somente técnicas de gerenciamento de projetos que requerem grandes renovações e constantes, contudo um modelo de estrutura organizacional totalmente novo onde os projetos serão suportados estrategicamente e operacionalmente por meio de estruturas a serem definidas conforme boas práticas e necessidades da organização e cujo carro chefe central destas mudanças passará a ser o Escritório deGerenciamento de Projetos (PMO).
A proposta deste trabalho é apresentar os conceitos e definições de escritório de gerenciamento de projetos que podem ser utilizadas na implementação nas organizações, métricas, indicadores para avaliação de performance do projeto e do gerente de projetos.

Palavras-Chave: Escritório de Gerenciamento de Projetos, PMO, Avaliação de Projetos, Performance de...
tracking img