Histologia aparato reproductor femenino

Páginas: 13 (3005 palabras) Publicado: 7 de junio de 2011
1) HISTOLOGIA

1.1) OVÁRIOS

São revestidos por epitélio simples cúbico intercalados com áreas de epitélio pavimentoso. A túnica albugínea, formada pelo estroma, fica sobre este epitélio e se caracteriza pela presença de tecido conjuntivo denso sem vasos.
Podem ser visualizadas duas camadas, embora não haja um nítido limite entre elas:
Região medular: tecido conjuntivo frouxo e vasossanguíneos.
Região cortical: presença de folículos ovarianos. A criança nasce com aproximadamente dois milhões de folículos e na puberdade o número é reduzido para 300.000 folículos. O número de folículos é reduzido até o fim da idade fértil da mulher, restando cerca de 450 folículos. Os demais sofrem atresia.
Ovócito: São liberados pelos ovários mensalmente durante a idade fértil damulher. Histologicamente notamos que o ovócito é uma célula volumosa, com núcleo claro composto por cromatina dispersa, organelas ao redor e nucléolo evidente e esférico.

Tipos de folículos:

Folículo Primordial
Folículo Primário
Folículo de Crescimento
Folículo Maduro

- Folículos primordiais: no interior de cada folículo primordial há um ovócito primário recoberto por células granulosas(células achatadas).

- Folículos em crescimento: são folículos primordiais que crescem durante a vida fetal. Após iniciar o ciclo menstrual, grande parte dos folículos inicia o crescimento, embora apenas um chegue a maturação. A maioria sofre atresia ou continuam crescendo até o próximo ciclo ou embora.
Durante a fase de crescimento folicular, surge líquido folicular entre as célulasgranulosas. Estes espaços confluem e formam o antro folicular, que é uma cavidade contendo líquido folicular em seu interior.
O crescimento folicular se dá as custas do:
1) Aumento de volume e multiplicação celular, as quais formarão a camada granulosa;
2) Aumento volumétrico do ovócito e o surgimento de uma camada acidófila e rica em glicoproteínas a sua volta, que formará a zona pelúcida;
3)Diferenciação do estroma que está em torno do folículo, que dará origem a teca interna e a teca externa. A teca interna se caracteriza por abundante vascularização e por produzir estrógeno. O limite entre as tecas não é nítido. Já o limite entre a teca interna e a granulosa é evidente.

- Folículos maduros (Graaf): o aumento da cavidade folicular, por acúmulo de líquido no seu interior, e oadelgaçamento da camada granulosa, devido ao não acompanhamento proliferativo das células foliculares em relação ao líquido acumulado na cavidade, faz com que o ovócito seja deslocado para superfície do ovário formando uma vesícula transparente, chamada de folículo de Graaf.
Ovulação: em decorrência do pico do LH em torno do 14odia do ciclo menstrual, ocorre liberação de substâncias vasoativas, morte decélulas e isquemia, que resultam em enfraquecimento da parede externa do folículo. Este enfraquecimento acrescido do acúmulo de líquido no antro folicular e da ação de colagenases na parede do ovário (túnica albugínea), leva a ruptura do folículo maduro com liberação do ovócito, o que chamamos de ovulação.
Corpo lúteo: é formado após a ovulação e secreta estrógeno e progesterona. A parte centraldo corpo lúteo é composta por tecido conjuntivo provinda do estroma ovariano e por restos sanguíneos. A parte periférica do corpo lúteo é composta por células paraluteínicas, que provém da teca interna. A cor amarela do corpo lúteo decorre das células luteínicas (células foliculares que aumentam de volume), que se encontram na camada granulosa e possuem pigmentos solúveis em lipídios.
Corpolúteo gravídico: surge quando ocorre gravidez. Ele é sustentado pelas gonadotrofinas coriônicas da placenta durante toda a gestação. Secreta progesterona até o termino da gravidez e secreta relaxina para facilitar o parto.
Corpo lúteo menstrual: surge quando não ocorre gravidez. Desaparece após a segunda metade do ciclo menstrual e desaparece pela baixa de LH.
Corpo albicans: é formado por...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Histología Aparato Reproductor Femenino
  • HISTOLOGIA DE APARATO REPRODUCTOR FEMENINO
  • Histología del Aparato Reproductor Femenino
  • Morfofisiología, Histología De Los Aparatos Reproductores Masculino y Femenino En Los Reptiles
  • Histologia Del Aparato Reproductor Femenino
  • Aparato reproductor masculino y femenino(histologia)
  • ANATOMIA DEL APARATO REPRODUCTOR FEMENINO
  • Aparato reproductor femenino

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS