Histologia veterianria

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 35 (8562 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 27 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
HISTOLOGIA VETERINÁRIA

1

Histologia Veterinária Sistema Circulatório
Compreende um grande vaso modificado, o coração, de onde saem duas grandes artérias, aorta e pulmonar, que se ramificam. São as chamadas artérias de grosso calibre (elas e seus ramos), são elásticas, de condução. Após elas, temos as chamadas artérias musculares, de médio calibre, de distribuição. Essas originam asartérias de pequeno calibre, que originam as arteríolas e em seguida os capilares, conforme vão se ramificando. No retorno ao coração temos as vênulas, que se unem formando as veias de pequeno calibre, de médio calibre e de grosso calibre (veia cava, veias pulmonares). A artéria aorta transporta sangue arterial (grande circulação) e a pulmonar sangue venoso (pequena circulação) – que irá sofrer hematose(O2) nos pulmões. Dentro da parede das veias e artérias de grosso calibre, encontramos os Vasa Vasorum, que são vasos com a função de nutrir as células dessa parede. As que carregam sangue venoso necessitam de mais vasa vasorum que as que carregam sangue arterial. Os capilares são constituídos por endotélio (epitélio plano simples) e pela lâmina basal, que é contínua em todos os tipos, exceto notipo sinusóide, onde é descontínua. Os capilares podem ser de quatro tipos:  Contínuos: não possuem poros e seu endotélio é contínuo. São encontrados nos tecidos nervoso e muscular;  Fenestrados ou Viscerais com diafragma: possuem poros e diafragma. São encontrados nas glândulas endócrinas, rins e intestino.  Fenestrados sem diafragma: possui poros. São encontrados apenas nos glomérulos renais.OBS: a diferença entre os três tipos acima só é vista em microscópio eletrônico.  Sinusóides: possuem diâmetros irregulares e maior do que dos outros tipos, células descontínuas e presença de macrófagos em sua luz. Suas células endoteliais e sua lâmina basal são descontínuas para facilitar a circulação de sangue entre o capilar e os tecidos e órgãos. Como seu diâmetro é maior que dos outros (eleé um capilar mais grosso), a pressão interna é menor, diminuindo a velocidade do sangue, facilitando a troca. Ex: Fígado – o macrófago do fígado se chama Célula de Kupffer. Os vasos sangüíneos de pequeno, médio e grosso calibre são compostos por três túnicas:  Túnica Íntima: fica voltada para a luz do vaso. É composta por endotélio, tecido conjuntivo subendotelial e uma lâmina elástica limitanteinterna, que limita a túnica íntima da túnica média.





Túnica Média: composta por fibras elásticas + fibras musculares lisas ou por fibras e lâminas elásticas + fibras musculares lisas, uma lâmina elástica limitante externa (só em artérias) e por vasa vasorum. Túnica Adventícia: composta por vasa vasorum, fibras colágenas (muita), fibras elásticas (pouca) e fibras musculares lisas (sóem veias de grosso calibre).

As artérias possuem a túnica média maior ou igual a adventícia. As veias possuem a túnica adventícia muito mais espessa que a média. Já a túnica íntima é muito delgada (insignificante) tanto nas veias quanto nas artérias. Artérias:  Elástica: túnica íntima + túnica média muito mais espessas que a túnica adventícia;  Muscular: túnica íntima + túnica média comespessura igual ou pouco mais espessa que a túnica adventícia. Veias:  Grosso Calibre: presença de fibras musculares lisas também na túnica adventícia e não só na média. Na túnica média as fibras musculares são transversais ao vaso e na adventícia são longitudinais;  Médio Calibre: presença de fibras musculares lisas apenas na túnica média. Na artéria elástica (que é muito maior que a muscular) hápredominância de lâminas elásticas. Na artéria muscular há predominância de fibras musculares, pouca fibra elástica e nenhuma lâmina elástica. OBS: as fibras elásticas se unem, mudam de conformação e formam a lâmina elástica, que passa a ser outra estrutura, toda perfurada para facilitar a passagem de nutrientes. Para saber a quantidade de vasa vasorum no vaso, é necessário analisar dois pontos:...
tracking img