Identidades culturais

Páginas: 2 (357 palabras) Publicado: 30 de agosto de 2010
Universidade Federal da Paraíba

C.C.H.L.A. - DLEM

Curso de línguas estrangeiras aplicadas às negociações internacionais

Disciplina: Identidades Culturais

A identidade em questão (pp.7-22). Primeiro capítulo.

Hall, Stuart. A identidade Cultural na pós-modernidade: Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Lourom, 7ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

O autor aborda emseu primeiro capítulo a justificativa da sua obra. Apresenta o seu assunto principal através de indagações que serão apresentadas ao longo do livro. E, logo no início, afirma que adota a teoria que aidentidade moderna sofre um processo de fragmentação.

O homem médio da sociedade atual vive num contexto de modificações de conceitos quanto à raça, nacionalidade, sexualidade, etnia, classe egênero. A consequência disso é a sua perda da identidade cultural, vive-se uma “crise de identidade”.

Todas essas mudanças abalam a ideia que temos de nós mesmos. Para entender esse processo énecessário a reflexão de que se não é a própria modernidade que está sendo transformada.

A compreensão desse processo só é feita a partir do entendimento de três diferentes concepções de identidade. Dosujeito do Iluminismo, do sujeito sociológico e do sujeito pós-moderno.

O conceito proveniente do Iluminismo era baseado no indivíduo completamente centrado, unificado. Acreditava-se num centroessencial de cada ser. É uma concepção individualista.

A identidade no paradigma sociológico é fruto de uma interação entre o “eu” e a sociedade. Esse conceito faz a conexão entre o mundo pessoale o mundo público.

A concepção do sujeito pós-moderno se fundamenta no atual estágio do processo de identificação que se tornou mais provisório, variável e emblemático. Esse conceito não aceitauma identidade fixa, essencial ou permanente. A identidade se transforma com o tempo e dividida para cada estágio da vida, não sobrevive de forma coesa e coerente.

A sociedade moderna é aquela...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Identidad
  • Identidad
  • identidad
  • identidad
  • La Identidad
  • Identidad
  • identidad
  • Identidad

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS