Jean-Jacques Rousseau-Discurso-Sobre-As-Ciencias-E-As-Artes

Páginas: 3 (628 palabras) Publicado: 23 de noviembre de 2012
História do Brasil
Análise do livro de Murilo Mendes
Antonio Carlos Olivieri*
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Publicado originalmente em 1932, "História do Brasil", do poeta modernista MuriloMendes (1901-1975), é um capítulo à parte na obra do autor. Tão à parte que quando se reuniu pela primeira vez o conjunto de suas obras poéticas, em 1959, no livro "Poesias - 1925-1955", o próprioautor preferiu deixar "História do Brasil" de fora, por considerar que ele destoava do restante de seu trabalho e que mesmo sua "face brasileira" ou "carioca" já estava representada por outros poemas.Por "face brasileira" ou "carioca", você pode entender exatamente o caráter gozador de nosso povo, em especial dos habitantes do Rio de Janeiro, que já se acostumaram a rir de tudo, até nos momentosde calamidades.
Irreverência e malandragem lírica
"História do Brasil" encara a nossa história com o humor iconoclasta da primeira geração do modernismo (embora publicado dez anos após a Semana deArte Moderna de 1922). A obra cria, "com irreverência e malandragem lírica, o reverso de nossa mitologia cívica", na definição do grande escritor Aníbal Machado (1884-1964).
E o próprio Machadoressalta: "o Brasil de Murilo Mendes está em contradição com o que foi ministrado em pílulas ao aluno na escola primária, pílulas preparadas nos arquivos entorpecentes e museus falsificados".
Jeitinhobrasileiro
De fato, o que vamos encontrar nos 60 poemas que compõem o volume é um outro lado da história, focalizado por uma visão satírica, mas tão abrangente que consegue captar o espírito da históriado Brasil ou o que há de genuinamente brasileiro em nossa história.
Mas os exemplos talvez sejam mais eloquentes que as considerações teóricas. Leia-se este breve poema de dois versos, intitulado"Homo Brasiliensis", típico poema piada modernista e repare no seu humor sutil:
O homem
É o único animal que joga no bicho.

Ou ainda uma obra-prima como "Linhas Paralelas" que consegue captar, com...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ensayo sobre el origen de las lenguas; rousseau, jean jacques
  • Jean Jacques Rousseau
  • Jean-Jacques Rousseau
  • Jean Jacques Rousseau
  • Jean-Jacques Rousseau
  • Jean Jacques Rousseau
  • jean jacques Rousseau
  • ENSAYO DE JEAN JACQUES ROUSSEAU

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS