John heritage - etnometodologia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 3 (580 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 27 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
FICHAMENTO: JOHN HERITAGE – ETNOMETODOLOGIA

A publicação de Garfinkel ‘Studies in Ethnomethodology’, de 1967, passou a ser reconhecida como obra fundante dessa nova abordagem sociológica. Aetnometodologia, apesar de ter recebido muitas críticas, feitas geralmente a partir de uma leitura errônea da teoria, apresentou uma proposta alternativa ao paradigma estrutural-funcionalista Parsonianoque, apesar de ainda ser vigente na época, encontrava-se em crise. Apesar de não se articular a partir dos mesmos pontos de referência da sociologia clássica, Garfinkel tratou de questões fundamentaispara a disciplina, como a teoria da ação social, a natureza da intersubjetividade e a construção social do conhecimento, provocando uma profunda mudança na teoria social.

Repensando a teoria da açãoO autor tentou congregar áreas como psicologia, sociologia e antropologia no intuito de formar uma ampla ‘teoria da ação voluntária’. “No curso desses estudos ele procurou separar a teoria da açãode sua preocupação tradicional com as questões motivacionais e recentrá-las na maneira cognoscíveis pelas quais, quer conscientemente, que não, os agentes sociais reconhecem, produzem e reproduzemações sociais e estruturas sociais”.(p. 324) Contrapondo-se a Parsons, que faria uma interpretação científica da ação sem levar em consideração a interpretação do ator de sua própria ação, Garfinkel davaenfoque justamente nesta última, tendo como objeto justamente as teorizações do senso comum sobre o mundo da vida, o raciocínio prático que é utilizado para interpretar as situações e como essasinterpretações são compartilhadas pelos atores sociais.

Investigações das propriedades das ações práticas: os experimentos de ruptura
Garfinkel afirmava que “o agente social responde “não só aocomportamento, aos sentimentos, motivos, relações e outras características socialmente organizadas da vida ao seu redor por ele percebidos”, mas também à “normalidade percebida desses eventos”(Garfinkel,...
tracking img