Manual entrevistas

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 32 (7805 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 22 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Entrevistas para Emprego “O Candidato”

Gabinete de Imagem e Relações com o Exterior
Bolsa de Emprego da FCUP Elisabete Rodrigues e-mail: esrodrig@fc.up.pt www.fc.up.pt

Entrevistas para Emprego - “O Candidato”
Índice

1

1. Antes da Entrevista 2. A Caminho da Entrevista 3. Variantes da Entrevista para Emprego 4. Relembrar “Regras de Ouro”

Pág. 2 Pág. 9 Pág. 19 Pág. 23

1 Entrevistas para Emprego - “O Candidato”
1. Antes da Entrevista

2

CONCORRA AOS EMPREGOS CERTOS Quer esteja desempregado a concorrer a muitos empregos ou empregado, mas à espera de mudar, só faz sentido candidatar-se a lugares onde tem de facto oportunidade de ser bem sucedido. Para isso tem de saber: o que é capaz de fazer; o que espera de um emprego e os seus pontos fracos para estar preparadopara contrapor qualquer pergunta negativa. É mau para o moral e, por conseguinte, mau para o seu desempenho em entrevistas futuras se for constantemente rejeitado por ser evidente que não se ajusta ao emprego a que concorre.

AUTO-AVALIAÇÃO Em primeiro lugar sente-se e faça uma lista dos seus pontos positivos e negativos. Uma auto-avaliação bem feita ajudará a esclarecer o seu espírito emrelação àquilo em que você melhor se enquadra e o que realmente quer. Isto fará de si um candidato muito mais positivo em qualquer entrevista. Dar-lhe também uma ideia mais objectiva de como o patrão o encara ao ler a sua carta ou impresso de concurso. Pode então começar a enfatizar os seus pontos fortes e fazer qualquer coisa, contrariar os pontos negativos.

MÉTODO A maneira mais fácil e óbvia defazer auto-avaliação é dividir uma folha de papel ao meio com uma linha, pôr-lhe em cima “mais” e “menos” e escrever por baixo tudo o que conseguir pensar. Alguns pontos podem ligar-se a ambos os lados do papel. Por exemplo, você pode ser alguém que não gosta da camaradagem forçada da vida de escritório. Por outro lado, o aspecto positivo disso pode ser que você seja bom a trabalhar sozinho, sem umasupervisão constante. Se achar que a auto-avaliação é difícil, o que provavelmente achará, então poderá gostar de consultar pessoas cuja opinião respeite e que você sinta que realmente o conhecem, possivelmente excolegas ou ex-professores. Tente lembrar-se de qualquer coisa de que os outros o elogiaram ou criticaram. É importante ser honesto para consigo próprio para que possa aprender aajustar-se com certa precisão aos empregos para os quais verdadeiramente se enquadra.

2

Entrevistas para Emprego - “O Candidato”
1. Antes da Entrevista

1

Algumas perguntas que podem ser úteis na auto-avaliação: Quais são as minhas habilitações literárias? Na escola, quais as disciplinas em que era melhor? Na escola, em que actividades extracurriculares me envolvi? O que é que isso revelasobre os meus interesses? O que é que isso revela sobre a minha capacidade de mostrar iniciativa e poder de organização? Que conhecimentos adquiri desde que saí da escola? Que empregos tive desde que deixei de estudar a tempo inteiro? Que outras aptidões suplementares adquiri nesses empregos? Por que estou à procura de um novo emprego? Prefiro trabalhar sozinho ou fazendo parte de uma equipa? O que éque isso me diz acerca de mim próprio? Por que tipos de empregos me sinto atraído? O que quero da minha vida profissional? Tive sucesso nos vários empregos que tive? A empresa beneficiou por eu fazer parte do pessoal? Qual o emprego que achei mais agradável do pessoal? Qual o emprego que achei mais fácil? Qual o emprego de que menos gostei? Qual o emprego que achei mais difícil? O que é que meelogiaram no meu trabalho? O que é que me criticaram no meu trabalho? Qual foi a minha reacção à crítica? Qual foi a minha reacção ao elogio? A segurança de emprego é importante para mim? Como me descrevo? Como acho que os outros me descreveriam? Que livros e jornais leio? Que programas de televisão vejo? Que esforços adicionais desenvolvi para aumentar os meus conhecimentos gerais (aulas...
tracking img