Medicina Holística

Páginas: 52 (12995 palabras) Publicado: 23 de febrero de 2013
Apostila

APOSTILA PARA TREINAMENTO DE MONITORES


MÓDULO AERÓBICO








-Vila Velha, Julho 2000-








(SAUDE GLOBAL Ltda.)


Dr. Juan Galindo

MÓDULO DE CONTROLE AERÓBICO PARA TREINAMENTOFÍSICO DIRIGIDO


O objetivo básico dos módulos instalados em lugares de alta concorrência de público em geral e há de brindar e incentivar assistência às pessoas que decidem deixar uma vida sedentária para a prática diária de alguma atividade física aeróbica controlada.
Conscientes da nossa realidade onde as doenças crônico-degenerativas tanto quanto a hipertensão arterial e adiabetes apresentam fatores epidemiológicos e sociais compatíveis com medidas preventivas e propostas de mudanças de hábitos arraigados e deletérios em nossa população (exemplo: má alimentação), portanto a trabalho de medicina preventiva é essencial em nosso esquema operacional.

Prevenção Primária : Tem como principal objetivo orientar para que pessoas sedentárias passem a fazer atividades físicas deforma adequada para obter uma vida equilibrada.
Prevenção Secundária : Detectar pessoas com patologias
(principalmente hipertensão), encaminhando-as ao médico, orientando quanto a importância dos exercícios físicos e de uma dieta equilibrada.
Prevenção Terciária : Temos como público alvo as pessoas com doenças já instaladas e trabalhamos para a prevenção das complicações crônico-degenerativasrelacionadas a essas doenças. Tomamos como exemplo a hipertensão que quando não tratada com medicamentos, dieta balanceada e exercício pode causar infarto, AVC, doenças renais ; e a diabetes que pode acarretar a perda de membros (principalmente os inferiores) devido a má circulação, entre outros.

A medicina preventiva sabe que com duas simples manobras semiológicas como verificação dapressão arterial e verificação do pulso (batimentos por minuto) e com uma pequena anamnese de forma simples e com um risco de erro muito baixo pode-se determinar a presença das doenças antes supracitadas, entre elas: hipertensão arterial, diabetes mellitus, arritmias cardíacas e maus hábitos alimentares, entre outras.
Não é a finalidade dos módulos brindar assistência médica, mas sim prevenirante as evidências de patologias facilmente detectáveis, por isso os recursos humanos dos módulos estão representados por técnicos ou auxiliares de enfermagem, estudantes da área (estagiários), profissionais formados e estudantes de educação física devidamente treinados pela administradora dos módulos, a Saúde Global Ltda.
Todo módulo tem um coordenador técnico porém, a assistência estábrindada pelos funcionários já descrito que ante quaisquer patologias encaminharão a pessoa para consultar o seu médico tratante, em caso de não ter médico particular se encaminharão aos postos de saúde da PMVV.
O serviço é livre e gratuito para todo o público.

- Área de trabalho : Clubes , associações, prefeituras, parques, calçadões, praças etc.
- Público : Professores de Ed. Física,Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.
- Estagiários : Para aprendizagem no Módulo Aeróbico.

Parte teórica : Fisiologia do exercício, noções prévias de Anatomia e Fisiologia , Sistema Cardiovascular (circulatório), Pressão Arterial, Hipertensão, Teste Ergométrico – Freqüência (repouso e pós esforço), Efeito Aeróbico, Tabela de Freqüências em relação a diferentes faixas etárias, Trimming130, Teste de Cooper (12 minutos), Recuperação Ativa (1.º, 3.º e 5.º minuto).

Parte prática:
Caminhada aeróbica terapêutica.
Monitoramento da caminhada em tempo real:
Scanner para monitoramento
Área de treinamento: “ Target Zone “



HIPERTENSÃO


A Hipertensão Arterial Sistêmica é um dos principais desafios em termos de saúde pública em todo planeta neste final de milênio....
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Medicina holistica
  • Medicina Holistica
  • medicina holistica
  • Medicina Holística
  • Medicina holistica integrativa
  • SALUD Y MEDICINA HOLISTICA
  • Teoría para la práctica de la medicina holística.
  • Medicina Holistica

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS