Medicina

Páginas: 8 (1836 palabras) Publicado: 11 de mayo de 2012
SINAIS VITAIS

Prof: Tarcisio V. A Lordani

1

Conceituação
Segundo Mozachi (2005, p.28) “são os sinais das funções orgânicas básicas, sinais clínicos de vida, que refletem o equilíbrio ou o desequilíbrio resultante das interações entre os sistemas do organismo e uma determinada doença”. Para Scopel e Rodrigues (2001, p.115) “são medidas que nos fornecem dados fisiológicos indicando ascondições de saúde da pessoa”.
2

O que são sinais vitais
Os sinais vitais são um meio rápido e eficiente para se monitorar as condições de um paciente ou identificar a presença de problemas Temperatura (T), Pulso ou batimentos cardíacos (P ou bpm), Respiração (R ou rpm) e Pressão ou Tensão Arterial (PA ou TA).
3

Objetivos:
Auxiliar na coleta de dados e avaliação das condições de saúde dapessoa; Instrumentalizar o enfermeiro na tomada de decisões sobre intervenções específicas.

4

DIRETRIZES PARA A VERIFICAÇÃO SSVV
O profissional deve conhecer a variação normal dos SSVV. Conhecer a história médica do paciente, bem como o tratamento e medicações que ele está utilizando Deve-se controlar os fatores ambientais que possam influenciar os valores de um sinal vital.
5 Profissional habilitado Se necessário, pode-se aumentar a freqüência de avaliação dos SSVV Certificar-se de que o equipamento é o adequado e está em funcionamento Deve-se realizar uma abordagem organizada e sistemática para a verificação SSVV. Comunicar e confirmar as alterações significativas encontradas
6

Quando verificar os sinais vitais
Na admissão do paciente Dentro da rotina de atendimentoPré consulta ou consulta hospitalar ou ambulatorial. Antes e depois de qualquer procedimento cirúrgico. Antes e depois de qualquer procedimento invasivo de diagnóstico
7

Antes e depois da administração de medicamentos que afetam as funções cardiovasculares, respiratória e de controle da temperatura. Sempre que o paciente manifestar quaisquer sintomas inespecífico de desconforto físico
8 Material para SSVV
Termômetro de mercúrio/digital; Recipiente c/ algodão/ álcool 70%; Esfigmomanômetro calibrado; Estetoscópio; Papel (formulário próprio p/ registro) caneta; Recipiente para resíduos (saco de plástico); relógio
9

TEMPERATURA (T)
“Temperatura corporal é o equilíbrio entre a produção e a perda de calor do organismo, mediado pelo centro termo-regulador”. (KOCH,2004)

10 Receptores térmicos
A pele possui receptores tanto para frio quanto para o calor. Existem muito mais receptores para o frio do que para o calor, algumas partes chegam a 10 vezes a mais.

11

TEMPERATURA CORPOREA
O calor é produzido como um produto secundário do metabolismo, cuja a fonte primária é o alimento. A temperatura central interna pode variar de 35º C a 41ºC dependendo das condições,pessoa saudável volta ao seu nível basal cerca de 37º C. .
12

MECANISMOS DE CONTROLE DE TEMPERATURA
O EQUILÍBRIO ENTRE A PERDA E A PRODUÇÃO DE CALOR É O RESULTADO DE VÁRIOS MECANISMO INTERNOS DE CONTROLE. O HIPOTÁLAMO, LOCALIZADO ENTRE OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS É O TERMOSTATO CORPÓREO.
13

FEBRE
Chamamos de febre a temperatura corpórea acima do normal - Pirexia. Resultado de processopatológico ou ferimentos e ou doenças. Existe variações da temperatura normal conforme local de verificação.
14

Valores normais e suas variações:
Temperatura axilar: 35,8 °C – 37,0 ºC Temperatura oral: 36,3°C – 37,4°C Temperatura retal: 37°C – 38°C

15

TERMINOLOGIA BÁSICA
Normotermia: temperatura corporal normal. Afebril: ausência de elevação da temperatura. Febrícula: 37,2º C a 37,8ºC. Febre ou hipertermia: a partir de 37,8º C. Hiperpirexia: a partir de 41º C. Hipotermia: temperatura abaixo do normal.
16

TERMÔMETRO

17

PONTOS IMPORTANTES PARA PRODUÇÃO DE CALOR

1- Pacientes com reservas energéticas mínimas e temperaturas corpóreas elevadas, qualquer forma de esforço físico pode aumentar a produção calor. 2 - Aumento do metabolismo causado pela atividade...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina
  • Medicina

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS