Musica portugues

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 13 (3232 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 3 de marzo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Tese de Português

Música do Brasil

Andrea Salgado

Centro Cultural Brasileiro

2011

Índice

I. Introdução..................................................................................................pg.3

II. Desenvolvimento.......................................................................................pg.4

a.Samba.........................................................................................................pg.4

b. Bossa Nova.................................................................................................pg.6

c. Choro...........................................................................................................pg.8

d.Tropicalismo...............................................................................................pg.10

e. Jovem Guarda...........................................................................................pg.12

III. Conclusão.................................................................................................pg.14

IV.Bibliografia...............................................................................................pg.15

Introdução

Minha tese fala da música brasileira. Fala do samba, da bossa nova, do choro, do tropicalismo e da jovem guarda. Fala da suas características principais, sus representantes mais conhecidos e de como surgeram todas essas novas tendências musicais.

Eu escolhi falar da música brasileira porque eu gosto muito de sus ritmos e eu acho que tem uma grandediversidade e variedade. É simples ou sofisticada, erudita ou popular, acústica ou eletrônica, urbana, suburbana ou rural. No Brasil, é das mais importantes manifestações da arte e da cultura nacional e eu sempre quis aprender sobre ela.

A primera música que ouvi foi Como Vai Você, e eu fique namorada do seu ritmo e do idioma. Eu comecei a procurar mais músicas, e descobri o meu gênerofavorito, a bossa nova. O que mais me chamou atenção foi que os ritmos se renovam, surgem novas tendências, mas sempre com a criatividade musical característica do país.

Samba

O Samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tido como o ritmo nacional por excelência. Considerado uma das principais manifestações culturais popularesbrasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional. Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Bahia e se instalaram na entãocapital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca.

[pic]
Apesar do samba existir em todo o país - especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo - sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero é umaexpressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde de verdade nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro que a dança praticada pelos escravos baianos migrados entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular e criandoo samba carioca urbano e carnavalesco.
[pic]

Foi da mistura do batuque forte dos terreiros yorubanos, com a cadência do jongo, a dança dos bantus e a música urbana do maxixe e do choro que o samba nasceu. Era no quintal das “Tias Baianas” como Tia Ciata , na verdade terreiros de macumba, que o samba era tocado como um estilo descendente do lundu, das festas dos terreiros, entre...
tracking img