Nascimento da psicologia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 4 (883 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 4 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Resumo

História do Nascimento da Psicologia
Cambaúva,Lenita Gama, Silva,Lúcia Cecília da, Ferreira,Walterlice. Reflexões sobre o estudo da História da Psicologia. Universidade Estadual deMaringá(PR). Estudos da Psicologia 1998, 3(2). Pág. 207-227.
Em seu artigo “Reflexões sobre o estudo da História da Psicologia” os autores entendem a construção da psicologia à medida que os homens vãoconstruindo a si e a seu mundo, ou seja, o homem se percebendo como um ser pensante, inserido na natureza, vem buscando respostas para suas dúvidas que comprovem e expliquem a origem, as causas e astransformações do mundo, bem como o comportamento e a conduta humana, encerrando uma visão mítica e religiosa que se tinha até então da natureza e a partir daí adotar uma forma científica e racionalde pensar. Dentro deste contexto os autores discorrem de forma sucinta a concepção da psicologia como ciência, pois, se todo universo era agora como uma máquina, ordenado, previsível e observável porque é que o homem não pode ser visto da mesma forma? Em suma, os mesmos eficazes métodos experimentais e quantitativos, utilizados para revelar os segredos do universo físico, podiam ser aplicados naexploração e previsão dos processos e condutas humanas. Afirmam também que a psicologia pode ser considerada uma ciência social e seu objeto o homem que como personagem principal no desenvolvimento dopensamento, cria idéias e entre elas estão as idéias psicológicas.
Davis e Oliveira(1994) fundamentam a psicologia com temas como espírito, alma e comportamento humano, Antunes(1989) refleteainda do que é, de onde vem, para que e a quem serve a psicologia demonstrando a real preocupação da ligação da ciência psicológica ao desenvolvimento do homem na sociedade como cita Cambaúva, Silva &Ferreira(1997).

Psicologia como ciência
L. Cambaúva, L. Silva e W. Ferreira descreve nesta parte de seu artigo o entendimento da psicologia como ciência após seu estudo numa dimensão...
tracking img