Particulas magneticas

Páginas: 11 (2537 palabras) Publicado: 25 de mayo de 2011
MEDIDOR DE PARTÍCULA MAGNÉTICA
1 - Introdução 2 - Caracteríticas dos Materiais 3 - Linhas de força ou Linhas Magnéticas 4 - Eletromagnetismo 5 - Magnetização de materiais ferromagnéticos 5.1 - Magnetização direita 5.1.1 - Técnica dos eletrodos 5.1.2 - Técnica do Contato Direto 5.2 - Magnetização Indireta (Induzida) 5.2.1 - Técnica utilizando imãs permanentes 5.2.2 - Técnica da Bobina 5.2.3 -Técnica do Yoke 5.2.4 - Técnica do condutor central 6 - Campo magnético multidirecional 7 - Desmagnetização 8 - Partículas Magnéticas 9 - Meios de Controle 1-Introdução O Ensaio Não Destrutivo por Partículas Magnéticas (PM) ou magnetic particle testing (MPT) constitue-se em uma das modalidades de Ensaios Não Destrutivos, que decorre da produção de campos magnéticos homogêneos em forma de linhas defluxo magnético em materiais ferromagnéticos. Se uma barra magnética com polos Norte e Sul é quebrada em duas partes, duas outras barras magnéticas deverão estar formadas, cada uma tendo o seu Norte e Sul formados e este processo se repetirá a cada quebra da barra. Se uma barra sofre uma fratura, sem ser totalmente quebrada, polos Norte e Sul se formarão nas faces opostas do local da fratura ou daTrinca, como se estivesse rompido completamente (figura 1).

figura 1

A intensidade do campo magnético, nestes polos, deverão ser diferentes, daquele ocorrido, quando a barra se rompe completamente. A intensidade do campo magnético está

diretamente relacionada com as dimensões físicas da trinca(profundidade, largura e comprimento), características do material e a intensidade do campoaplicado. O campo, no ar, formado acima das trincas ou em outro tipo de descontinuidade, de uma peça magnetizada é chamada de campo de fuga. A figura 2, abaixo, mostra o vazamento das linhas de fluxo magnético, da forma em que elas deixam o material, de um lado da trinca, fluindo pelo ar e entrando no material, pelo outro lado da trinca. O fluxo entre dois pontos de diferentes polaridades, formam umcampo magnético sobre a trinca.

figura 2 O fluxo magnético sempre procura o caminho de menor resistencia. O ar na trinca tem alta relutancia para a passagem de fluxos magnéticos.Quando em uma peça de aço, uma trinca é bem fechada, na formação do campo de fuga, o fluxo magnético deverá atrair finas partículas, de material ferromagnético com alta permeabilidade e baixa retentividade, pois, apresentamenor resistencia para formar o campo magnético no ar, conforme figura 3, em uma trinca entre filetes de uma rosca, atraindo as partículas, mesmo em pequenos campos de fuga formados. Uma certa quantidade de partículas é, então, atraída, no caminho do fluxo de baixa relutancia magnética ,formando a indicação, que será então avaliada se excede os limites das normas aplicáveis.

figura 32-Características dos materiais Quando um material é colocado sob a força de um campo provocado por campo magnético externo, momentaneamente os domínios de elétrons dos materiais são reorientados(figura 4). Quando isto ocorre, produz um campo magnético interno, na conhecida Lei de Faraday de indução magnética.

Quando um material apresenta-se não magnetizado, os domínios apresentam-se dispostosaleatóriamente. Um campo magnético externo é aplicado, alguns domínios são alinhados com o campo, e o aumento de alinhamento dos domínios ocorrerá com o aumento da intensidade do campo.

figura 4

3- Linhas de força ou linhas magnéticas O conceito de linhas de força é usualmente descrito como o Campo Magnético. Observando-se a ilustração mostrada em uma barra magnética, na figura 5, em que écolocada uma folha de papel e sobre o papel deixa-se cair pó de ferro. As linhas de força da barra alinharão o pó de ferro, tornando possível a visualização das linhas de campo magnético. Partindo-se desta experiência, observamos que: 1-Formam caminhos fechados 2-As linhas de campo nunca se cruzam 3-Percorrem os caminhos de menor resistência 4-São mais densamente aglomeradas nos polos 5-Percorrem do...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Particulas Magneticas
  • Partículas Magnéticas
  • Particulas magneticas
  • Particulas Magneticas
  • Particulas Magneticas
  • Particulas Magneticas
  • Particulas magneticas
  • Particulas magneticas

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS