Políticas monetária, fiscal e cambial brasileira

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 14 (3461 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 31 de enero de 2012
Leer documento completo
Vista previa del texto
POLÍTICAS MONETÁRIA, FISCAL E CAMBIAL BRASILEIRA

Política Monetária

Segundo MISHKIN, o canal da taxa de juros é o mais tradicional canal de transmissão da política monetária.
De acordo com o modelo IS-LM, um aumento na oferta de moeda (mantida inalterada a função de demanda por moeda) faz com que diminua a taxa de juros real de equilíbrio no mercado monetário. Como os gastosdos consumidores com bens duráveis e com moradia também são considerados sensíveis à taxa de juros e tratados como o investimento, eles também aumentam. Os aumentos do investimento das empresas e do dispêndio dos consumidores provocam um aumento sobre a renda, que por sua vez aumenta o consumo e cria um efeito multiplicador na renda final que se ajusta ao novo nível de taxa de juros real, o queaumenta a demanda agregada, a renda e por conseqüência, o produto. Uma defesa desta posição pode ser encontrada em HICKS (1992), que apresenta a taxa de juros de curto prazo como responsável por modificar as transações comerciais, de acordo com as proposições de Hawtrey5. Esta flutuação de curto prazo deve permitir o retorno a um nível esperado pelos agentes no longo prazo, isto porque as taxas dejuros de longo prazo é que deverão regular o investimento em capital fixo.
Em MISHKIN (1996), o canal do crédito representa uma interpretação alternativa sobre como a taxa de juros afetaria a economia. A análise deste mecanismo enfatiza a informação assimétrica no mercado financeiro. Em oposição ao canal da taxa de juros, o canal do crédito estabelece que os mercados financeiros não trabalhamde forma perfeita, e que, assim, as imperfeições existentes teriam impactos significativos na transmissão da política monetária.
O canal do crédito pode ser dividido em dois: o canal de composição patrimonial (balance sheet channel) e o canal de empréstimos bancários (banking lending channel). Os dois canais partem do pressuposto da presença de informação assimétrica nos mercadosfinanceiros, o que criaria a incidência de problemas de seleção adversa e de risco moral, ambos capazes de afetar as condições de oferta de crédito. No primeiro canal sob ponto de vista do equilíbrio da empresa tomadora e no segundo canal sob o ponto de vista do equilíbrio patrimonial do banco cedente.
A análise da transmissão monetária através do canal do crédito estabelece que as empresas pequenase dependentes de empréstimos bancários teriam maior sensibilidade a mudanças na política monetária. Caso houvesse uma elevação na taxa de juros, os empréstimos bancários diminuiriam devido a menor quantidade de reservas bancárias e menor capacidade das instituições bancárias em oferecer crédito. Outro motivo seria a assimetria de informações que proporcionaria uma seletividade maior na concessãode crédito, atendendo aquelas empresas de maior equilíbrio patrimonial e com projetos de menor risco.
A análise dos impactos diferenciados da política monetária, através do canal do crédito, deve ser dividida em dois momentos. O primeiro é quanto a proporção de pequenas empresas no total de emprego gerado da produção industrial e o segundo é quanto a atuação dos bancos na concessão decrédito.
As informações sobre a participação das pequenas empresas levaram à conclusão de que os maiores impactos de alteração da política monetária no Brasil seriam verificados nos estados da Região Norte e Nordeste. A maior proporção de pequenas empresas tende a determinar uma maior dependência de empréstimos bancários para a composição do crédito, o que coloca a atividade produtiva sob a formatomada de decisão dos bancos perante uma alteração da taxa de juros. Os impactos vistos sob esta óptica chegam a uma conclusão oposta da que se chegou através do canal da taxa de juros.
A análise dos impactos através da concentração do crédito e da atividade bancária cria um caminho que pode levar a concordar com a hierarquização do canal da taxa de juros, sob um aspecto e a concordar com o...
tracking img