Profesor

Páginas: 4 (865 palabras) Publicado: 23 de febrero de 2011
Damos hoje o programa da cerimónia da Semana Santa que a Confraria do Santíssimo Sacramento desta Vila resolveu que se realizassem este ano no templo Matriz:

Quinta-feira Santa de manhã _Missa Solene a grande instrumental pela capela de S. Tiago de Riba Ul do clero assistente. Procissão para o Sepulcro dentro da Igreja (esta procissão não deve de sair na Igreja em virtude do decretoCongreg. Episco. 6 August. 1591). Canta-se alternadamente pelo clero e música o “Pange Lingua Gloriosi”. Desnudação dos altares.

De tarde – pelas três horas a cerimónia do “Lava-Pedes”, sendo lavanteo reverendo abade da Vila, o Cónego Boturão.

No fim desta cerimónia, sermão pelo rev. Gaspar Roriz, ilustre orador sagrado de Guimarães.

A seguir, Matinas, presidindo a este acto o ver. Párocode Rio Meão, padre Manuel Vicente Pereira. Cantarão as antífonas os reverendos abades de espargo e Joaquim Manuel Ferreira Pinto, da freguesia de Ul. Concluído o ofício sairá da Santa Casa daMisericórdia, a procissão do costume em direcção à igreja matriz, recolhendo depois à Misericórdia, onde haverá o sermão da Paixão.

Sexta-feira de manhã – Missa dos Presantificados (vulgarmente chamadaMissa Seca), que será cantada pelo rev. Padre António da Cunha Sampaio Maia. Paixão ou Texto pelos revs. Abade de espargo, Joaquim Manuel Ferreira Pinto e abade de Riomeão. Adoração da Cruz.Procissão para o altar, cantando-se nesta ocasião o hino “Vexilla Regis Prodeunt”.

De tarde – matinas e Laudes, no fim do descendimento da Cruz e sermão pelo rev. Padr Gaspar Roriz. Em seguida procissão doEnterro em direcção à Misericórdia e voltando à Igreja Matriz, onde haverá o sermão das Lágrimas[1].

Há quinze anos que nesta vila se não realizavam as tocantes e soleníssimas cerimónias daSemana Santa.

Devido aos esforços, porém, da actual mesa da confraria do S.S. Sacramento realizaram este ano as cerimónias de quinta-feira Santa com um brilho desusado e uma imponência...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Profesora
  • Profesor
  • Profesor
  • Profesora
  • Profesora
  • Profesor
  • Profesora
  • Profesor

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS