Relação-Narra

Páginas: 2 (391 palabras) Publicado: 28 de diciembre de 2012
dor
Universidade Estadual de Santa Cruz
Departamento de Letras e Artes
Disciplina Literatura Brasileira III - Profº Cristiano
Vércia Conceição VII Semestre NoturnoAtividade Avaliativa
1) Comente a relação narrador-obra-leitor presente no romance Memórias de um sargento de milícias.


É sabido que no período correspondente ao estilo romântico,século XVIII, a prosa é difundida em forma de folhetim, ou seja, o leitor não tinha acesso à obra na íntegra em uma única oportunidade, mas de forma fragmentada. Sabe-se, também, que o público leitor desteperíodo era formado, em sua maioria, por mulheres. Isto porque a maioria da população não tinha hábito, nem tempo, nem dinheiro para dedicar à literatura. Dessa forma, apenas as mulheres,principalmente as burguesas, foram consumidoras, durante muito tempo, dos folhetins e, conseqüentemente, do romance - produções criadas para atender aos anseios das leitoras, ou seja, eram narrativas que fugiamao real, que retratavam uma realidade superior, transcendente.

Em vista disso, percebe-se uma característica marcante, talvez uma necessidade, do narrador deste estilo de época: ele é aquele queconstrói e conduz o leitor com chamadas, de forma a situá-lo na leitura sob sua tutela. Na obra Memórias de um sargento de milícias, Manoel Antônio de Almeida não faz diferente - embora se trate de umanarrativa pícara, cujo herói foge ao modelo do herói romântico idealizado pelas mulheres - ele nos apresenta um narrador que tanto interage, quanto procura estreitar laços com o leitor, como mostram ostrechos que seguem:


Vamos fazer o leitor tomar conhecimento com um desses ativos militares, que entra também na nossa história. (p.30)


Cumpre-nosagora dizer alguma coisa a respeito de uma personagem que representará no correr desta história um importante papel, e que o leitor apenas conhece, porque nela tocamos de passagem no primeiro...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ñarras
  • Tipos de narrados
  • Historias Narradas
  • Narrar adolescencia
  • Simulación narrada
  • Mundo narrado
  • Narro robles
  • El Arte De Narrar

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS