Resumo do livro "como falam os brasileiros"

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 4 (769 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 9 de noviembre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Sobre o livro Como falam os brasileiros de Yonne Leite e Dinah

O livro Como falam os brasileiros, escrito pelas doutoras em linguagem e língua portuguesa, respectivamente, Yonne Leite e DinahCallou, trata sobre a variação linguística entre os falantes brasileiros do português.
O livro é composto de várias estatísticas, gráficos e mapas com a finalidade de transportar o leitor aopalco do conhecimento. Informa o leitor em uma linguagem acessível a todos.
Logo em sua introdução, o livro diz ”É na linguagem que se reflete a identificação e a diferenciação de cada comunidade etambém a inserção do indivíduo em diferentes agrupamentos, extratos sociais, faixas etárias, gêneros, graus de escolaridade.” E é em cima disso que o livro todo é desenvolvido.
“É de se esperar(...) que na extensão do território brasileiro haja uma unidade linguística, a língua portuguesa, mas também diversidade, os falares brasileiros.” Mas, apesar da diferença de falares, habitantes desseenorme território brasileiro compartilham a mesma língua, portanto, entendem uns os outros sem dificuldades.
As variações linguísticas abrangem, entre outras áreas, a pronúncia e a nomenclaturadas coisas. Quando falamos sobre a nomenclatura das coisas, refiro-me ao fato de uma mesma coisa possuir nomes diferentes de acordo com o lugar. Por exemplo,o que é chamado de bola de gás em algunslugares, pode ser chamado de bexiga, papo, ou simplesmente bola em outras regiões.
Segundo Antônio Houaiss, a variação linguística explica-se pelo próprio processo de colonização do país: dialetaçãohorizontal por influxo indígena e diferenciação vertical entre a fala do luso e a fala do nascido e criado na terra brasileira.
Segundo Manuel Diégues Jr., o Brasil pode ser considerado como umavasta experiência de pluralismo étnico e cultural, em que as mais diversas relações de raças e culturas são responsáveis pelas diferenças existentes entre regiões e áreas geográficas do país e,...
tracking img