Sete efeitos políticos da crise internacional na américa latina

Páginas: 3 (586 palabras) Publicado: 10 de octubre de 2010
Sete efeitos políticos da crise internacional na América Latina.

A crise mundial, que começou a tomar forma desde 2007 segundo os especialistas, trouxe grave conseqüências de âmbito econômico,financeiro e político para os países do mundo todo. Na América Latina, não foi diferente. Os países latino-americanos começaram a se conscientizar de que uma crise estava por vir desde agosto de 2007 e,no entanto, não tomaram decisões, pois pensavam erroneamente que somente os países mais desenvolvidos seriam atingidos e mais tarde, ficou claro que a periferia também sentiria os efeitos econômicos,políticos e governamentais.

A América Latina é uma das vítimas da crise global, dentre tantas outras, que sofreram conseqüências graves e devastadoras. A dificuldade para consertar políticasestatais e mostrar o conjunto de vontades dos diversos atores no âmbito nacional deixa a América Latina muito vulnerável.

Para proteger suas economias, os distintos países latino americanostomaram medidas que buscam diminuir os efeitos da crise, fazendo com que a região esteja hoje, com mais condições de enfrentar uma crise que nas décadas de 80 e 90, mesmo sendo essas medidas muito maiseconômicas e financeiras do que políticas.

Na América Latina os efeitos da crise começaram a chegar em 2009, quando o crescimento negativo se expandiu nas duas principais economias da região, aeconomia brasileira e a mexicana. E este impacto não era linear, atingia os diferentes Estados de maneira diferentes e com intensidades diversificadas. A velocidade que a crise chegava também era variávelentre os países. Por exemplo, os países mais desenvolvidos da região sentiram primeiramente a queda nas exportações.

Desde meiados de 2009, a incerteza reina na América Latina. Incerteza sobre odesenvolvimento e a evolução da crise nos países da região, sobre os danos que podem ser causados e a profundidade deles, sobre quais setores serão afetados e como reverter a situação. A dúvida de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Como enfrentar o crescimento da insegurança urbana na américa latina?
  • historia da america latina
  • Terrorismo internacional america latina
  • COMERCIO INTERNACIONAL EN AMERICA LATINA
  • Comunicación Internacional En América Latina
  • Politica y educacion en america latina
  • Las politicas lingusticas en America Latina
  • DIVERSIDAD POLITICA EN AMERICA LATINA

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS