Tyssen Krupp

Páginas: 12 (2974 palabras) Publicado: 12 de septiembre de 2011
Trabalho de Direito Ambiental

Lívia Mouffron

TKCSA: População denuncia problemas ambientais e de saúde provocados por siderúrgica
Em protesto, moradores de redondezas da siderúrgica TKCSA denunciam problemas de saúde. Secretaria do Ambiente promete nova audiência pública para responder às denuncias.
Em frente à sede da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA) e doInstituto Estadual do Ambiente (Inea), Aurora Lins (56) exibe uma toalha de rosto suja de sangue. De acordo com a moradora de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, ela passou a sofrer problemas respiratórios depois que a ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (TKCSA) começou a operar no bairro. Juntos a Aurora, cerca de 150 manifestantes denunciaram vários problemas que a companhia tem causado naregião.  Além do incômodo com a constante fuligem no local, os moradores afirmaram sofrer também com o aumento do calor, barulho, além dos danos causados à atividade que até então considerada a principal vocação produtiva da região – a pesca. Uma comissão formada por representantes da SEA e do Inea recebeu os manifestantes e se comprometeu a realizar uma nova audiência pública em Santa Cruz pararesponder as questões abordadas durante o protesto. Na ausência do secretário Carlos Minc e da presidente do Inea Marilene Ramos, os manifestantes foram recebidos pela superintendente e uma equipe de técnicos do Inea. De acordo com Denise, o secretário e a presidente estavam em viagem a outro estado, já que não sabiam da manifestação. “O secretário foi muito enfático e pediu que a gente transmitisse aosmoradores  que não é nosso papel e nem nosso interesse fazer a defesa do empreendimento, que nós temos que fazer a defesa dos critérios que nós utilizamos para a licença provisória. Esta empresa está em teste e se não passar no teste, não terá a licença definitiva”, comprometeu-se.
Além dos moradores de Santa Cruz, participaram do protesto movimentos sociais, organizações de direitos humanos queatuam junto aos moradores e estudantes e trabalhadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). “Eu moro em Santa Cruz há 15 anos, nós morávamos no paraíso e lá agora virou um  inferno de calor, de poeira”, declarou, durante a manifestação, a moradora Sirlei Fernandes (55).
O grêmio da EPSJV mobilizou mais de 80 estudantes para participarem da manifestação. “A TCKSA exauriucompletamente todos os direitos sociais locais. Primeiro, a saúde está o caos; segundo, violou o direito ao trabalho local, porque a atividade local é caracterizada pela pesca e, como teve a poluição nas águas e mortandade muito grande de peixes, a atividade pesqueira praticamente acabou, sem contar com os problemas respiratórios e tudo o mais que está atingindo os moradores”, protestou oestudante do 3º ano de gerência em saúde da EPSJV Jorge Luis Silva.
O professor-pesquisador da EPSJV Alexandre Pessoa, falou, durante a manifestação, sobre os riscos que a TKCSA tem representado para a saúde da população de Santa Cruz e do Rio de Janeiro. “Os trabalhadores e estudantes da Fiocruz estão se solidarizando com os moradores neste ato, principalmente pelo comprometimento da saúde humana eambiental decorrente da atuação da TKCSA o que se configura uma violação de direitos. Se por um lado, essa empresa transnacional implanta as suas instalações sem nenhum estudo consistente, por outro lado o Estado de direito, o Sistema Único de Saúde não consegue dar uma resposta no sentido do atendimento aos moradores que estão sofrendo com a poluição”, afirmou. Alexandre explicou ainda o caráter dapoluição atmosférica gerada pela siderúrgica. “A empresa fala que esses particulares emitidos são apenas grafite, e que, portanto, trata-se de um produto inerte, mas essa informação não corresponde à realidade: os moradores já fotografaram à noite substâncias de colorações amareladas que saem da fábrica e que são outros poluentes que produzem outros tipos de poluição atmosférica”. O pesquisador...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Krupp
  • Comentario de texto
  • Polémicas " desde el mortero de krupp al rayo láser " por eric hobsbawn ¿adiós al movimiento obrero clásico?

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS