A arte de viver em paz de pierre weil e a educação holística.

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 31 (7529 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 6 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
A Arte de Viver em Paz de Pierre Weil e A Educação Holística.

1. Breve Biografia do Autor.
Pierre Weil (Estrasburgo, 16 de abril de 1924 — Brasília, 10 de outubro de 2008), autor do livro a arte de viver em paz, é, sem dúvida, um dos maiores pacifistas que o planeta já conheceu. Preocupa-se com o preço da paz e com o peso das fronteiras desde a infância: devido à sua condiçãode alsaciano(Território disputado por França e Alemanha historicamente), viveu em meio aos conflitos políticos entre França e Alemanha, simultaneamente confrontando-se com conflitos religiosos em sua própria família. Na Segunda Guerra Mundial foi partizan, trabalhando na Cruz Vermelha como membro da resistência aos nazistas na França. Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris. Foi aluno degrandes psicólogos e de grandes educadores, tais como Henri Wallon, André Rey e Jean Piaget. Sua formação como psicoterapeuta se deu com Igor Caruso, Jacob Moreno, Zerka Moreno e Anne Ancelin Schützenberger. Foi um dos responsáveis pela regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil. Assumiu na Universidade Federal de Belo Horizonte a cátedra em Psicologia Social, posteriormente ocupando aprimeira cátedra em Psicologia Transpessoal, disciplina na qual é um dos pioneiros. Fundador da UNIPAZ (Universidade Holística Internacional), sediada em Brasília, sendo seu maior propósito difundir a cultura da paz.
2. Abordagem Crítica de A Arte de viver em paz.
2.1 Prefácio.
Já no prefácio podemos ter uma breve idealização do que será o livro e do que se trata o livro dePierre Weil. Escrito pro Robert Müller (Chanceler da Universidade para paz da Organização das nações unidas na Costa Rica). Apresentando a obra como um verdadeiro tratado da paz, que depois de séculos e milênios está finalmente surgindo na educação mundial, onde Müller destaca (Weil, Pierre, 1990, p.9):
“Como ele sublinha em sua obra depois de séculos ou mesmo milênios desilencio, a educação para paz enfim floresce neste planeta.”
Müller atenta para o fato de Pierre Weil preocupar-se com uma educação holística da paz, ou seja, uma busca para que a paz seja difundida em sua totalidade para os seres humanos.
Com a mudança gradual de modelo existencial que estamos cruzando, a paz não é vista apenas como um fenômeno externo, mas principalmentecomo o resultado de uma tendência de ações que se estendem do homem à sociedade e à natureza.
Explica ainda Robert Müller que, um dia, a utopia de uma comunidade mundial, de uma nação terrestre unida, também será uma realidade.
2.2 Módulo 1: Metodologia.
Pierre Weil explica que a metodologia utilizada procura associar a teoria com recomendações que possam sermodificadas em planos de ação pedagógica, procurando mostrar ao orientador como desenvolver o sentimento pela paz, alternando o estudo teórico e experiências vividas. Instruindo ao professor que associe e confronte o plano teórico exposto no manual de Weil com suas experiências de vida, depois que retorne ao seu intelecto para aprofundar o conteúdo teórico com o conteúdo prático.
Weildivide o material teórico e as recomendações de seu livro em três módulos. Cada um deles contendo (Weil, Pierre, 1990, p.15):
“1.Texto fundamental, que resume os principais aspectos do assunto e a situação atual das pesquisas.
2.Lista de métodos e técnicas pedagógicas recomendados.
3.Relação de obras essenciais de referência econsulta.”
Ele ainda propõe textos para o módulo 1 supracitado (Weil, Pierre, 1990, p.16):
1. Preâmbulo do ato constitutivo da UNESCO.
2. Recomendação sobre a Educação para a Compreensão, a Cooperação e a Paz Internacionais e a Educação Relativa aos Direitos do Homem e às Liberdades Fundamentais (1974).
3. “Manifesto...
tracking img