A Cultura Da Interface

Páginas: 9 (2249 palabras) Publicado: 8 de octubre de 2012
Resenha crítica do livro "Cultura da Interface"
Cultura da Interface é um livro do conceituado pensador do ciberespaço Steven Johnson. Para todos aqueles que se interessam não só em criar, mas conhecer um pouco mais da história das interfaces, é uma leitura obrigatória ;)
Introdução
Cultura da Interface é um livro do conceituado e influente pensador do ciberespaço Steven Johnson (Jorge ZaharEditor, 1997; Nova York, Estados Unidos).
Ler um livro sobre interface datado de 1997 necessita de um certo desprendimento, é preciso ler sem preconceitos, já que muitas das idéias propostas ou imaginadas pelo autor já foram criadas e até são de uso corriqueiro hoje em dia. É importante que a leitura seja feita de forma que os relatos não sejam só vistos como ultrapassados, até porque o livrose torna interessante a partir do momento em que se consegue fazer uma relação entre o cenário da tecnologia em 1997 e hoje, mais de dez anos depois. Num espaço de tempo físico normal, dez anos não é quase nada, mas sabemos que no mundo da tecnologia, um espaço de tempo como esse é capaz de sofrer transformações inimagináveis.
O autor usa de uma estrutura narrativa que me agrada. Cultura daInterface é o segundo livro de Steven Johson que leio (o primeiro foi Emergência – A dinâmica de rede em formigas, cérebros, cidades e softwares - Jorge Zahar Editor; 2002), onde o autor transmite seus estudos de forma fácil e leve, sempre com analogias e pontuando historicamente. Em Cultura da interface ele relata como o mercado e as novas tecnologias se comportavam, sempre recorrendo a umacontextualização histórica também, falando sobre cada uma das áreas especificas do livro ligadas a interface: desktop, janela, links, texto e agentes. Além de pontuar, o autor ainda expõe suas opiniões e propõe melhorias ou novas idéias, algumas delas que já foram implantadas entre o tempo em que o livro foi publicado até hoje em dia. Por outro lado, como o livro trata de interface e não traz nenhumaimagem de exemplo, senti um pouco de dificuldade por ter que somente imaginar as interfaces e quais eram as experiências dos usuários que a utilizavam.
O livro Cultura da Interface é um daqueles livros que você lê sabendo do que ele vai tratar, mas lê mesmo assim para conhecer outros pontos e aspectos que você nunca imaginaria sobre o tema. Você lê um livro sobre uma coisa que utiliza todos os dias– no caso, as interfaces - para saber um pouco mais sobre o que está por trás daquilo, como aquilo que você usa instintivamente foi desenvolvido, como foi pensado, todos os passos, todos os erros e acertos... é como estudar com um pouco mais de profundidade a história de seu país, estado, cidade – conhecendo o passado você começa a compreender melhor o presente, logo, conhecendo as evoluções dasinterfaces, você começa a entender melhor o porque das coisas serem como são hoje em dia. Johnson diz que o design de interface é a “fusão da arte e da tecnologia” e que as interfaces são “softwares que dão forma à interação entre usuário e computador”. De uma forma simples, é isso mesmo: é pensar em como transformar os zeros e uns em representações gráficas para o entendimento fácil de pessoas que,como a maioria dos não-programadores, pudessem entender.

Apresentação e Apreciação Crítica
Num primeiro momento o livro trata da analogia do desktop que foi levada para o computador, como a metáfora transpondo uma escrivaninha real para o digital foi importante para uma melhor assimilação e aceitação de não-programadores, contrapondo-se às complexas linhas de comando que era necessário seconhecer para operar um computador. Johnson conta o por trás da história, como a metáfora do desktop foi melhorada pelo centro de pesquisa da Xerox, como foi subutilizada e como Steve Jobs - atual CEO da Apple – se aproveitou do que conheceu na Xerox para aplicar em um dos primeiros sistemas operacionais a utilizar interface desktop, o Lisa, e mais tarde lançando o Macintosh. Apesar de nos ser...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Cultura Da Paz
  • Contidos da cultura
  • Sociologia Da Cultura
  • es la vida un valor que nos da identidad como cultura a los colombianos
  • Interfaces
  • Interfaces
  • Interface
  • Interface

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS