A divisão do trabalho - emilie durkheim

Páginas: 5 (1129 palabras) Publicado: 18 de septiembre de 2010
Resumo – Emilié Durkheim
Livro: A divisão do trabalho

Fatos Sociais
Emilié Durkheim considera que o objeto fundamental da sociologia deve consistir no estudo dos fatos sociais. A idéia de que os fatos sociais devem ser tratados como “coisas”é vital para distinguir a filosofia da sociologia. Como objetos, os fatos sociais devem ser estudados de um modo empírico, não filosófico.

Assimmesmo, para distinguir a sociologia da psicologia, Durkheim afirma que os fatos sociais são externos e coercitivos ao homem, enquanto o objeto da psicologia seria estudar os fatos psicológicos, o da sociologia seria o estudo dos fatos sociais.

Grupos de Fatos Sociais

Materiais:
São os mais visíveis. As vezes o fato social se materializa e chega a converter-se num elemento do mundo exterior.Arquitetura.
Níveis da realidade social:
- a sociedade
- componentes estruturais da sociedade (instituições)
- componentes morfológicos da sociedade (como distribuição da população ou canais de comunicação)
- consciência coletiva

-

Imateriais:
Residem na mente do homem, sendo eles coercitivos e externos.
Níveis da realidade social:
- moralidade
- consciência coletiva
- representaçõescoletivas
- correntes sociais.

Durkheim considera que enquanto os sociólogos se interesan pelas normas e os valores, os psicólogos vão dedicar-se ao estudo dos assuntos relacionados aos instintos humanos, por tanto em fenômenos mais primários.

Durkheim esforça-se por organizar os fatos sociais em diferentes níveis de realidade social: os fatos sociais materiais têm prioridade na teoriasociológica de Durkheim precisamente porque influciam nos imateriais, fundamentais em tal teoría.

Fazendo analogia à biologia, criará um paralelo entre a a sociedade e o corpo humano onde os orgãos são considerados os fatos sociais, ou estruturas sociais que realizam certas funções para a sociedade. Devemos diferenciar as funções das estruturas dos fatores causais da existência. Seus estudossobre o nível macro explicam seu importante papel no desenvolvimento do estruturalismo funcional.

Divisão do trabalho na sociedade

Durkheim vai constituir dois tipos de sociedades: o primeiro, mais primitivo, pertencente a sociedades consideradas primitivas e que corresponderá às solidariedades mecânicas, sendo as segundas, pertencentes a estruturas mais complexas correspondente àssolidariedades orgânicas.
Solidariedade Orgânica
* sociedades complexas
* intensa divisão do trabalho
* sofisticada
* baixa determinação
* forte interdependência

Solidariedade Mecânica
* sociedades primitivas
* pouca divisão do trabalho
* arcaíco
* alta determinação
* baseado nas semelhanças

É importante ressaltar o significado da palavra solidariedade, emDurkheim ela não tem uma relação autruista, mas sim uma forma de relação de laços de união entre os homens.

A divisão do trabalho é um fato social material que indica até que ponto as tarefas e responsabilidades se especializaram, será ela a base para a formação da sociedade. Qual o papel da divisão do trabalho segundo Durkheim? Um sentimento de solidariedade entre os indivíduos tornando a sociedademais coesa, uniforme, para Durkheim, quanto mais o nível de especialização de uma sociedade mais ordenada será a mesma.

As mudanças na divisão do trabalho foram fundamentais na estrutura da sociedade, de modo que uma sociedade caracterizada pela solidariedade mecânica se mantém coesa, uniforme porque seus individuos têm conhecimentos similares, enquanto que uma sociedade onde prevalece asolidariedade orgânica sua união será mantida porque seus indivíduos têm diferentes tarefas e conhecimentos, criando-se uma rede de interdependência, por isso a sociedade moderna se mantém unida pela especialização das pessoas e a necessidade de serviços de outras.

Densidade dinâmica

Este conceito de Durkheim faz referência à quantidade de indivíduos que formam uma sociedade e ao grau de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Emilie durkheim
  • emilie Durkheim
  • emilio Durkheim
  • Emilio Durkheim
  • Emilio durkheim
  • Emilio Durkheim
  • EMILIO DURKHEIM
  • Emilio Durkheim

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS