A Poética (Resumen En Português)

Páginas: 15 (3548 palabras) Publicado: 25 de septiembre de 2012
poética - Aristóteles
“A epopeia e a poesia trágica, assim como a comédia, a poesia ditirâmbica, a maior parte da aulética e da citarística, consideradas em geral, todas se enquadram nas artes de imitação, mas seus meios não são os mesmos.”
“A imitação é produzida por meio do ritmo, da linguagem e da harmonia, empregados separadamente ou em conjunto.”
“A epopeia serve-se da palavra simples enua dos versos.”
“Não se chama de poeta alguém que expôs em verso um assunto de medicina ou de física!”
“De igual modo, se acontece que um autor, empregando todos os metros, produz uma obra de Imitação, convém que se lhe atribua o nome de poeta. É assim que se devem estabelecer as definições nestas matérias.”
“Há gêneros que utilizam todos os meios de expressão acima indicados, isto é, ritmo,canto, metro.”
CAPÍTULO II Diferentes espécies de poesia segundo os objetos imitados
“É também essa diferença o que distingue a tragédia da comédia: uma se propõe imitar os homens, representando-os piores; a outra os torna melhores do que são na realidade.”
“É bastante o dito, sobre as diferenças da imitação, quanto a seu número e natureza.”
CAPÍTULO III Diferentes espécies de poesia segundo amaneira de imitar
Existe uma terceira diferença em relação à maneira de imitar cada um dos modelos.
“Com efeito, é possível imitar os mesmos objetos nas mesmas situações e numa simples narrativa, seja pela introdução de um terceiro personagem, como faz Homero, seja insinuando-se a própria pessoa sem que intervenha outro personagem, ou ainda apresentando a imitação com a ajuda de personagens quevemos agirem e executarem as ações elas próprias. A imitação é realizada segundo esses três aspectos, como dissemos no princípio, a saber: os meios, os objetos, a maneira.”
CAPÍTULO IV Origem da poesia. Seus diferentes gêneros.
“A tendência para a imitação é instintiva no homem, desde a infância. Neste ponto distinguem-se os humanos de todos os outros seres vivos: por sua aptidão muitodesenvolvida para a imitação. Pela imitação adquirimos nossos primeiros conhecimentos, e nela todos experimentamos prazer.” “Objetos reais que não conseguimos olhar sem custo, contemplamo-los com satisfação em suas representações mais exatas. Tal é, por exemplo, o caso dos mais repugnantes animais e dos cadáveres”
“Não é a imitação que produz o prazer, mas a perfeita execução, ou o colorido, ou algumaoutra causa do mesmo gênero.” “é natural a tendência à imitação”
“O gênero poético se dividiu em diferentes espécies, consoante o caráter moral de cada sujeito imitador. Os espíritos mais propensos à gravidade reproduziram as belas ações e seus realizadores; os espíritos de menor valor voltaram-se para as pessoas ordinárias a fim de as censurar, do mesmo modo que os primeiros compunham hinos deelogio em louvor de seus heróis.”
“Quando surgiram a tragédia e a comédia, os poetas, em função de seus temperamentos individuais, voltaram-se para uma ou para outra destas formas; uns passaram do iambo à comédia, outros da epopeia à representação das tragédias, porque estes dois gêneros ultrapassavam os anteriores em importância e consideração.”
“A tragédia, dizíamos, evoluiu naturalmente, pelodesenvolvimento progressivo de tudo que nela se manifestava. De transformação em transformação, o gênero acabou por ganhar uma forma natural e fixa.”
“Tendo como ponto de partida as fábulas curtas, de elocução ainda grotesca, a tragédia evoluiu até suprimir de seu interior o drama satírico; mais tarde, revestiu-se de gravidade e substituiu o metro tetrâmetro (trocaico) pelo trimetro iâmbico.”CAPÍTULO V Da comédia. Comparação entre a tragédia e a epopeia.
“A comédia é a imitação de maus costumes, mas não de todos os vícios; ela só imita aquela parte do ignominioso que é o ridículo”. O ridículo reside num defeito ou numa tara que não apresenta caráter doloroso ou corruptor. Tal é, por exemplo, o caso da máscara cômica feia e disforme, que não é causa de sofrimento.
“Não ignoramos...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • |Poética | | resumen poética aristóteles
  • Resumen capitulos poetica del espacio
  • Resumen de la poética de aristoteles
  • Resumen Linguistica Y Poetica
  • Resumen Poetica Aristoteles
  • Resumen De Poetica Del Espacio
  • Resumen De La Poetica De Aristoteles
  • La poetica resumen

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS