Arqueologia Mesoamericana

Páginas: 14 (3352 palabras) Publicado: 27 de diciembre de 2012
Introdução

Esse trabalho tem como objetivo entender e analisar como se deu o desenvolvimento da domesticação de animais e plantas no continente americano, principalmente na Mesoamérica e na América do Sul. Para tanto, utilizaremos as reflexões de Mazoyer e Roudart, no trabalho “História da agricultura do mundo”, e os trabalhos do arqueólogo andré Prous, entitulados “A arqueologia namesoamérica” e “Arqueologia da América do Sul”. Além do desenvolvimento da agricultura, pretendemos abordar como as primeiras aldeiras se organizaram, e aos poucos foram se tornando importantes centros urbanos, com tentativas de administrações centralizadas, construção de grandes monumentos e grandes centros para atividades cerimoniais.
Dessa maneira pretendemos entender como se deu o processo que levoua mesoamérica a se tornar um dos quatro grandes centros de irradiação da agricultura no mundo. No decorrer do trabalho, além do desenvolvimento de técnicas e saberes que fizeram com que fosse possível a domesticação de plantas e animais, pretendemos ver como essas sociedades vão se transformando com o decorrer do tempo, desde os primeiros povoados e aldeias, até a formação dos grandes centrosMaia e Inca, que pretendemos analisar respectivamente.

Os primórdios da domesticação de plantas e animais

Por volto de 12.000 anos atrás, no fim do paleolítico, os povos humanos começaram a desenvolver técnicas e instrumentos para facilicar e aprimorar a caça, a pesca e a coleta. Dois mil anos depois, por volta de 10.000 BC, algumas sociedades humanas começaram a passar por um processo detransição, iniciando assim os primeiros processos de domesticação de plantas e animais. Segundo os arqueólogos Mazoyer e Roudart houve, nesse período, os chamados “centros de revolução agrícola neolítica100”. Alguns desses primeiros centros de domesticação se tornaram centros irradiantes, que através de conquistas ou ainda, transmissão sos saberes, técnicas e plantas, propagaram a agricultura paraespaços cada vez mais extensos. Atualmente as investigações arqueológicas registram quatro grandes centros de irradiação, sendo eles: O centro do oriente – médio, entre 10.000 e 9.000 anos atrás; o centro centro americano, situado no sul mexicano, entre 9.000 e 4.000 anos atrás, o centro chinês, entre 8.000 e 6.000 anos antes do presente, e o centro neo-guineense, datado de 10.000 anos atrás. Alémdesses quatro primeiro, há também outros dois centros, que não foram muito irradiantes, sendo eles: centro sul-americano, de 6.000 anos e o centro norte-americano, que data entr 4.000 e 1.800 anos antes do presente. 101.
Aqui, se faz interessante observar que a domesticação não foi algo premeditado, pensado para ser inventada, senão que se deu de maneira bastante espontânea, oriunda dasprimeiras tentativas de proto-agricultura. Os arqueólogos Mazoyer e Roudart, também questionam a tese de que a agricultura precisou ser inventada devido a um aumento populacional, ou derivado de outros fatores que possam ter levado à escassez de alimentos. Segundo os autores, no oriente próximo, por exemplo, várias dos instrumentos necessários à agricultura já eram utilizados no processo de caça,coleta ou coção 1000 anos antes da agricultura propriamente dita. 103
Além disso, era preciso transformar espécies selvagens em espécies domésticas, de maneira a adaptá-las às condições vigentes. A título de exemplo, temos o processo de dormência dos grãos, muito útil num ambiente selvagem, que garantiria a reprodução continua, mas pouco eficiente na domesticação quando há uma data de plantio e outrade colheita. 122 Além do domínio da técnica, para que a domesticação pudesse acontecer, era necessário que ocorressem uma série de mudanças socio-culturais na comunidadade, por exemplo, era preciso adquirir o costumo de separar parte significativa da colheita de grãos para as sementes, ou ainda, não abater os animais jovens e fortes que serviriam para a reprodução.

A agricultura centro...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Arqueología mesoamericana
  • Arqueologia
  • Arqueologia
  • Arqueología
  • Arqueologia
  • arqueologia
  • Arqueología
  • Arqueologia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS