Brad holland

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 32 (7785 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 8 de febrero de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Neste número: Lelis Brad Holland Iriam / Ilustração Científica Orlando Pedroso Jayme Cortez Baptistão Rogério Vilela

Foto: arquivo Ricardo Antunes

Revista Ilustrar está aumentando, e com ela o volume de informação, com participações de peso. Depois de quase 4 meses de contatos, finalmente terminamos uma longa e surpreendente entrevista com ninguém menos que Brad Holland, uma lenda dailustração americana e mundial. É a primeira vez que Brad Holland dá uma entrevista para o Brasil, e exclusiva para a Revista Ilustrar. A seção “15 Perguntas” também acabou sendo uma surpresa, com números impressionantes de um grande ilustrador e uma fera empresarial, Rogério Vilela. Lelis dá um banho com suas aquarelas, Batistão esbanja enorme talento no seu passo a passo e Orlando Pedroso arrasaquarteirão no sketchbook. E na seção memória conseguimos resgatar originais precisosos e raros (sim, foram mesmo os originais que conseguimos) de um dos maiores mestres da ilustração no Brasil: Jayme Cortez. Como se não bastasse, a revista ainda ganha de presente três dedicatórias ilustradas exclusivas, de Rogério Vilela, Lelis e Brad Holland. Como diria o ilustrador Faoza, essa edição está umbiscoito fino. Abraços,

2

3
© revista ilustrar

om uma aquarela delicada mas muito expressiva, Marcelo Lelis tem conquistado os principais prêmios nos maiores salões de ilustração de humor do Brasil. Isso depois de ter saído da pacata cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, indo para Belo Horizonte para trabalhar no jornal O Estado de Minas.
Foto: arquivo Lelis

De lá foi paraSão Paulo, direto para o jornal Folha de São Paulo, trabalhando por 6 anos. Volta a Belo Horizante e ao jornal anterior, onde está desde 2006, intercalando o trabalho no jornal com ilustração para livros infantis e juvenis. Depois de ter escrito dois livros, recebeu a proposta da editora franco-belga Casterman para um álbum de história em quadrinhos com 120 páginas, com previsão de lançamento parasetembro de 2008. A seguir, a aquarelas de Lelis.

©Lelis

4

Qual a sua formação e quais os materiais que utiliza nas ilustrações?
Sou autodidata. Por uma questão de desafio pessoal, somente aquarela sobre papel, sem intervenções digitais.

5

Quais as áreas em que mais tem atuado atualmente?
Atualmente sou ilustrador do jornal Estado de Minas aqui em Belo Horizonte e estoutrabalhando num grande álbum de quadrinhos para a editora franco/belga Casterman. Além disso, quando estou mais folgado, ilustro livros infantis e juvenis para editoras.

6

Como costuma ser o processo de criação a partir de uma encomenda?
A primeira coisa é ver a minuta do contrato prá ver se há ítens horripilantes. Depois de vencida essa enorme batalha inicial em que há idas e vindas intermináveis,começa o trabalho de esboço das imagens. Aprovados os esboços, não tem muita cerimônia: é tinta!

7

8

9

10

Foto: arquivo Brad Holland

m 1943 nascia nos EUA, Bradford Wayne Holland, aquele que viria a ser um dos mais respeitados ilustradores dos Estados Unidos, e considerado por muitos como um dos mais importantes ilustradores americanos vivos. Do seu estúdio em Nova York, BradHolland construiu uma sólida carreira, em especial no mercado editorial. Membro do New York Society of Illustrators, Holland é um grande defensor da preservação dos direitos de criação na propriedade intelectual. A seguir, uma longa e surpeendente entrevista que Brad Holland concedeu exclusivamente para a Revista Ilustrar.

©2008 Brad Holland

11

PERGUNTA: Revista Ilustrar – Quais são astécnicas que você utiliza no seu trabalho? RESPOSTA: BRAD HOLLAND – Para grandes trabalhos eu uso óleo. Para coisas rápidas, uso acrílica. Também desenho a nanquim, pastel e carvão para sketchbooks. Quando entrei para a profissão, disseram-me que eu não devia fazer isso. Supostamente você deveria usar uma técnica, e supostamente este seria o seu estilo. P – Como você define a diferença entre a...
tracking img