Ciencias criminais

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 169 (42244 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 8 de octubre de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE DIREITO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS

JANINE BORGES SOARES
Mestranda

AS FACES DA VIOLÊNCIA:
RELATOS DE INTERNOS DA FASE

Dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Faculdade de Direito da PontifíciaUniversidade Católica do Rio Grande do Sul, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências Criminais.

Orientadora: Profª. Drª. Ruth Maria Chittó Gauer

Co-orientador: Prof. Dr. Gabriel Chittó Gauer

Porto Alegre
2004

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE DIREITOPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS
MESTRADO EM CIÊNCIAS CRIMINAIS

AS FACES DA VIOLÊNCIA:
RELATOS DE INTERNOS DA FASE

JANINE BORGES SOARES
Mestranda

Orientadora: Profª. Drª. Ruth Maria Chittó Gauer

Co-orientador: Prof. Dr. Gabriel Chittó Gauer

Porto Alegre
2004

DEDICATÓRIAA Miguel, meu grande amor e meu melhor amigo, pelo incentivo e apoio, indispensáveis para a realização deste trabalho.

A todos os adolescentes infratores, especialmente àqueles que participaram da pesquisa, cujas histórias de vida revelaram muitas faces, marcadas por uma cultura pouco compreendida, que expressa, lado a lado, um grandedesejo e uma grande dificuldade de ser felizes.

FOLHA DE APROVAÇÃO

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, a minha orientadora Profa. Dr. Ruth Maria Chittó Gauer, pela valiosa orientação dispensada ao longo do trabalho. Sua força e sua sabedoria foram essenciais e marcaram essa mestranda para sempre, possibilitando uma aventura rumo a áreas do conhecimento antes desconhecidas!Ao meu co-orientador Prof. Dr. Gabriel Chittó Gauer, pelo sólido suporte científico prestado.

A todos os professores do Mestrado em Ciências Criminais, pela oportunidade de compartilhar de seus conhecimentos.

Aos colegas, pela amizade, pelo companheirismo nos momentos de descontração e também nas horas de grande stress.

À amiga, Vera Cardoni, pelo impulso em fases muitoimportantes.

Ao meu marido, Miguel Soares, por compartilhar comigo este sonho e por me ajudar a realizá-lo, com seu amor, carinho e eterna paciência.

A minha mãe, Antonina, pelo exemplo de fé, coragem e alegria de viver, que sempre me inspiraram, fazendo com que seguisse adiante mesmo nos momentos mais difíceis.

Ao meu pai, Borges, de quem herdei especialmente ointeresse pelo Direito e o amor pelos livros, que modelaram toda minha vida profissional.

A minha irmã, Karen, grande parceira em todos os momentos da minha vida, agradeço pela amizade e pelo amor sempre presentes. Ao meu irmão, João Batista, pelo exemplo de dedicação aos estudos e à pesquisa científica, e também pela grande amizade.

À Direção e funcionários da FASE e da unidade deinternação CASE II POA, pela colaboração prestada durante a realização da pesquisa.

Ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, pelo apoio financeiro, que possibilitou a realização desse trabalho.

E a todos os que colaboraram, de alguma forma, para a realização desse meu sonho.

O grande objetivo da vida é a sensação. Sentir que existimos, mesmono sofrimento. É este o “vácuo suplicante” que nos leva ao jogo, à guerra, às viagens, a quaisquer ações fortemente sentidas, cujo atrativo principal é, inseparavelmente, a agitação.
Lord Byron

RESUMO

Trata-se de dissertação de mestrado cujo tema é a cultura da violência dos adolescentes infratores, realizada a partir da aplicação de entrevistas semi-estruturadas a sete adolescentes, com...
tracking img