Cursos

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 6 (1399 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 22 de mayo de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Açucar no Brasil
Fatores que levaram a introdução da cana-de-açucar no Brasil :

- Fatores externos :
- Portugal ja possuia experiencia na plantação de açucar no Atlantico , portanto , transporta para o Brasil esta experiencia.
- O açucar era muito caro na Europa, portato se produzido este açucar, Portugal teria mercado consumidor garantido

- Fatores interno
- Clima tropical humido (nordeste, solo ideal – massapê )
- Açucar era produzido ao regime de plantation
- Latifundio, com mão de obra escrava inicialmente indigena e depois predominantemente negra, mercado consumidor externo , produção de monocultura.

Como o objetivo de Portugal era obter grandes lucros, o Brasil foi dividido em latifundio ( grandes unidades produtivas), com plantio de unico produto ( monocultura)e com a utilização de mao de obra escrava, visando o comércio externo ( sistema caracteristico de um sistema de colonia de exploração )

Com a crise do comércio com o Oriente e com consequente decisão de explorar a colonia, Portugal passou a intervir diretamente na produção, para isso era preciso atrair colonos, povoar terras e criar condições de produção. No brasil instalou-se um tipo decolonização baseado na lavoura da cana de açucar e no trabalho escravo, que oferecia grandes lucros aos colonos.

A montagem da empresa açucareira, requeria grande volume de capital,e por isso Portugal precisou associar-se com Holanda ( capital flamengo ), que garantiram a distribuiçao do produto na Europa e o mesmo financiamente da produção, portanto, o lucro da economia açucareira era uma boa parteda Holanda.

A mao de obra utilizada inicialmente foi escrava indigena, porém esta mao de obra nao era lucrativa para Portugal , pois os indios ja estavam na terra ( portanto nao teria lucro com o tráfico ), os indios, que eram nomades, nao se acustumam a ficar preso à terra e o ritmo de trabalho era menor, portanto, podemos concluir que o tráfico justifica a escravidao negra, visto quePortugal lucra muito com a compra e venda de escravos negros , e então ocorre a substituição da mao de obra .

“ os escravos são as mãos e os pés do sr do engenho “

A estrutura social do Brasil Colônia era fundamentalmente escravista, uma vez que os setores essenciais da economia colonial, a exemplo da agro-manufatura do açúcar, dependiam do trabalho escravo, sobretudo dos africanos, portanto semos escravos os Senhores do Engenho nao conseguia aumentar sua riquesa

Ser Sr do Engenho é ser reconhecido na Sociedade, era um título muito alvejado
O ser senhor de engenho é título a que muitos aspiram, porque traz consigo o ser servido, obedecido e respeitado de muitos.
Os senhores do Engenho se transformaram na camada social que dominaram o cenário social e político. Estes eram autoridademáxima, pois detinha poder absoluto sobre todos os moradores de sua propriedade. Todos se submetiam à sua autordade, inclusive os poucos homens livres.
Existiam 2 tipos de engenho :
O Trapiche – movido a tração animal
O hidraulico – movido a moinho d’ agua
O engenho era constituido , pelas terras de plantação de cana, pela casa grande ( sede e normalmente eram sobrados) para a moradia dosenhor e de sua família, a senzala que abrigava os escravos negros, uma capela ( onde era realizado missa , casamentos batizados ) , a casa de engenho ou casa das maquinas ( parte mais cara ), onde se concentrava a transformação da cana em açucar e havia também uma pequena parte ocupado pela agricultura de subsistencia e pela pastagem para o gado )
O tráfico negreiro crescia na mesma medida que seexpandia a cultura da cana de açucar. Era um négocio muito lucrativo para Portugal.
As viagens no navio negreiro era um verdadeiro inferno para os escravos, era totalmente insalubre .
Quanto maior a quantidade de escravos transportados, maior o lucro, apesar de muitos escravos morrerem durante a viagem.
Além da violencia fisica, os africanos sofria profunda agressão em relação a cultura, pois...
tracking img