Discalculia

Páginas: 4 (969 palabras) Publicado: 16 de enero de 2013
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CONCEITO E DEFINIÇÃO DE DISCALCULIA

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais – DSM-IV (1994), o transtorno nas operações Matemáticas écaracterizado pela incapacidade para realização de operações aritméticas, cálculo e raciocínio inferior à média esperada para a idade cronológica, capacidade intelectual e nível de escolaridade doindivíduo e dificuldades que trazem prejuízos significativos em tarefas diárias que as exigem ou apresentam algum déficit sensorial, destacando-se que as dificuldades matemáticas excedem aquelas geralmenteassociadas.
Esse termo Discalculia é usado frequentemente ao referir-se, especificamente, à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. É, pois, um distúrbio neuropsicológicocaracterizado pela dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo e que se observa, geralmente, em indivíduos de inteligência normal, que apresentam inabilidades para a realização das operações matemáticase falhas no raciocínio lógico-matemático.
Segundo Ferreira (2000), transtorno significa desorganizar, atrapalhar, desordem e ou desarranjo, já que a Discalculia é considerada um tipo de transtorno.Para Johnson e Myklebust (1983): “Este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por má escolarização”. Ainda, segundo os autores, o portador deDiscalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.
Crianças portadoras de Discalculia sãoincapazes de identificar sinais matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos, relacionar o valor de moedas entreoutros.
Varias habilidades podem estar prejudicadas pelo transtorno, como:
• Habilidades linguísticas: compreensão e nomeação de termos, operações ou conceitos matemáticos, e transposição de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Discalculia
  • La Discalculia
  • Discalculia
  • Discalculia
  • Discalculia
  • Discalculia
  • Discalculia
  • Discalculia

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS