Ecologia

Páginas: 5 (1071 palabras) Publicado: 2 de mayo de 2010
2a. Avaliação a Distância – 2010/1 Disciplina: Elementos de Ecologia e Conservação Data de Entrega nos pólos: 22/05/2010

Nome:____________________________________________________ Pólo:______________________________________________________
Primeira Questão: De acordo com um ensaio de Marianne Oliveira, uma restauração ecológica em termos de prática agronômica, está intimamente associada aoconhecimento dos processos de sucessão. Leia atentamente o parágrafo da autora, resumido a seguir e depois escolha o conjunto que contém apenas as alternativas VERDADEIRAS: “Toda essa linha de trabalhos de questionamentos ao conceito de sucessão... rompe com a visão de desenvolvimento direcional e previsível da vegetação e considera a presença de distúrbios como fatores constantes que contribuem paraa dinâmica da vegetação (Pickett & White, 1985)”.
Texto extraído de http://www.ib.unicamp.br/profs/thomas/arch/AS002_2008/ensaios%20finais/ensaio2_marianne.pdf

1. A autora contradiz o texto do caderno didático, segundo o qual a sucessão é bastante direcional e previsível, se não for interrompida por forças externas. 2. Não há contradição, porque o texto do caderno didático é o resultado daconceituação final dos processos de sucessão. 3. A contradição encontra-se principalmente no fato de que, pelo conceito clássico, os ecossistemas alcançam pontos estáveis na sucessão, onde permanecem em equilíbrio ou homeostase. 4. É verdade que o estado climácico da sucessão ecológica está distanciado de variações no clima ou deslocamento de espécies, resultando apenas das interações e relações nacomunidade. 5. Na verdade, ocorreu uma evolução conceitual, de uma posição determinística até uma visão probabilística da sucessão, que termina por conduzir a vegetação a estados de equilíbrios múltiplos. São VERDADEIRAS as afirmativas: a) 1, 2, 4; b) 1, 3, 5; c) 2, 4, 5; d) 1, 4, 5; e) 2, 3, 5.

Segunda Questão: Na figura abaixo, extraída do trabalho de W. Delitti, você encontrará comparaçãode sucessão hipotética de 100 anos num sistema florestal e de 100 dias num microcosmo de laboratório. Com base nos dados referentes aos primeiros 40 anos e 40 dias, respectivamente, nas figuras, responda:

Comparação da energética do Desenvolvimento de um ecossistema de floresta (redesenhada a partir de Kira e Shidei, 1967) e de um microcosmo laboratorial (redesenhado a partir de Cooke, 1967).PB= produção bruta; PL = produção líquida; R = respiração e B = Biomassa total (Extraído de Odum, 1988). Fonte: http://www.ib.usp.br/~delitti/projeto/ricardo/bioenergetica.htm)

Se os valores de produção bruta são maiores que os de respiração (P>R), você afirmaria que temos uma produção autotrófica ou heterotrófica? Justifique sua resposta. Terceira Questão: A ocorrência de um evento no mar, a 35km de profundidade, provocou um grande terremoto no Chile e adjacências (inclusive sentido em São Paulo) no dia 27/02/2010. Além dos prejuízos materiais, o terremoto provocou muitas mortes. A) A partir da figura abaixo, explique o fenômeno da tectônica de placas, sua relação com terremotos e tsunamis e o que ocorreu no Chile.

le.
http://divulgarciencia.com/categoria/placas-tectonicas/

(B)Associe taxa de erosão do solo com declividade de encostas e cobertura vegetal. Quarta Questão: Em termos de Eras Geológicas, o Cambriano foi importante porque representou uma época de grande formação de oxigênio livre e, conseqüentemente, de ozônio. Todos os seres vivos eram de habitat aquático. No Siluriano, organismos vegetais e animais conquistam os ambientes terrestres. Liste as principaisconseqüências dessa conquista, sem esquecer a importância da camada de ozônio. Quinta Questão: O semi-árido nordestino é caracterizado por uma região sujeita a longos períodos de seca e chuvas restritas a poucos períodos anuais. Altas temperaturas também são características dessa formação do bioma floresta pluvial tropical. Relacione as características abaixo com propriedades do solo e do clima...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Estos documentos también te pueden resultar útiles

  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecologia
  • Ecología
  • Ecologia
  • Ecologia
  • ¿Que es ecologia?

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS