Economia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 16 (3826 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 5 de mayo de 2010
Leer documento completo
Vista previa del texto
Capítulo 8
Respostas das Questões para Revisão
Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia. R: Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança depagamentos, taxa de câmbio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia _ad _hoc), negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, que são as preocupações da Microeconomia. No entanto, esta é apenas uma mudança de enfoque, não havendo contradição entre as duas abordagens.Sintetize os objetivos de política econômica R: Os objetivos da política econômica são:
{text:list-item} {text:list-item} {text:list-item} {text:list-item}
Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda Você concorda Justifique sua resposta.
R: A afirmação não é correta, pois políticas de estabilizaçãoda inflação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto.
Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimentoeconômico, à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico” R: A idéia da não compatibilidade entre crescimento econômico e distribuição de renda está calcada na idéia de que a elevação da taxa de poupança, necessária para o aumento do investimento e, conseqüentemente, para o crescimento econômico, não seria possível com a distribuição de renda, dado que a taxa depoupança da população mais pobre seria menor. Este pressuposto não é necessariamente verdade (há formas de incentivar a elevação da taxa de poupança da população de menor renda, por exemplo por meio de um melhor desenvolvimento do sistema financeiro, de forma que acreditar que a concentração de renda é a única forma de elevar a taxa de poupança é falsa). Com relação ao milagre econômico, a idéia deque a concentração de renda deu-se apenas devido à elevação da demanda por mão de obra qualificada, sendo um subproduto do próprio desenvolvimento não parece ser verdadeira, pois se este fosse o caso, uma política intensa de treinamento (bem maior que o MOBRAL existente na época) levaria a uma redistribuição de renda que compensaria os efeitos deletérios do desenvolvimento, fato que pelo visto nãose concretizou.
Resuma os instrumentos de política econômica. R: Os instrumentos de política econômica são:
{text:list-item} {text:list-item} {text:list-item} {text:list-item} Qual é a condição de equilíbrio, e quais são as variáveis macroeconômicas determinadas:
{text:list-item}
R: A condição de equilíbrio se dá quando Oferta Agregada de bens eserviços = Demanda Agregada de bens e serviços, e as variáveis determinadas nesse mercado são:
nível de renda e produto nacional;
nível de preços;
consumo agregado;
poupança agregada;
investimentos agregados;
exportações globais;
importações globais.
{text:list-item} R: A condição de equilíbrio se dá quando Oferta de Moeda = Demanda deMoeda e as variáveis determinadas nesse mercado são:
taxa de juros;
estoque de moeda.
{text:list-item} R: A condição de equilíbrio se dá quando Oferta de Títulos = Demanda de Títulos e a variável determinada nesse mercado é o preço dos títulos.
{text:list-item} R: A condição de equilíbrio se dá quando _Oferta de Mão de _Obra = Demanda de Mão de Obra e as...
tracking img