Economia

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 2 (271 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 26 de noviembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Não há melhoria na distribuição de renda num cenário inflacionário. O próprio Brasil é o melhor exemplo disso. Parte de nossa má distribuição de rendaderiva justamente de um processo inflacionário histórico que se encerrou com o advento do Plano Real que foi na realidade o maior repasse de renda dos mais ricosaos mais pobres da história recente do Brasil, embora a população não reconheça isso.

Num regime inflacionário, as camadas mais pobres da população quenão tem acesso à rede bancária, não tem como se protejer da perda Não há melhoria na distribuição de renda num cenário inflacionário. O próprio Brasil é omelhor exemplo disso. Parte de nossa má distribuição de renda deriva justamente de um processo inflacionário histórico que se encerrou com o advento do Plano Realque foi na realidade o maior repasse de renda dos mais ricos aos mais pobres da história recente do Brasil, embora a população não reconheça isso.

Numregime inflacionário, as camadas mais pobres da população que não tem acesso à rede bancária, não tem como se protejer da perda do poder aquisitivo, ou seja,numa inflação de 50% ao mês, um assalariado precisa gastar o seu dinheiro imediatamente quando recebeu, se ele pensar em guardar um pouco em casa, ao final domês ele terá perdido 50% do que recebeu, ou seja, se ele não gastar o seu salário de forma imediata ele perde ao longo do mês poder aquisitivo. Já o ricoque tem acesso aos bancos, pode aplicar em investimentos que garantam rentabilidade maiores que a inflação ou ao menos a manutenção de seu poder de compra. 
tracking img