El folclore español (en portugues)

Solo disponible en BuenasTareas
  • Páginas : 9 (2082 palabras )
  • Descarga(s) : 0
  • Publicado : 12 de diciembre de 2011
Leer documento completo
Vista previa del texto
Flamenco

Origem

A primeira notícia escrita sobre o flamenco se encontra em uma das "Cartas Marruecas" de Cadalso, (1774). Nelas o escritor atribui sua origem aos ciganos, ou pelo menos especifica que é junto deles onde se encontram suas manifestações. Se bem isso é uma realidade parcial, não é menos certa, pois os ritmos não europeus que o flamenco contém são curiosamente muito pertosaos complexos ritmos asiáticos que procedem da Índia, e não é nenhuma coincidência que os ciganos procedem originariamente da Índia. Adicionalmente o povo cigano foi o primeiro que manteve o flamenco vivo e o tem representado com dedicação.
Outra influência muito forte do flamenco é a árabe que se pode apreciar claramente nas suas harmonias, o cante flamenco guarda um grande paralelismo comoutras manifestações musicais do norte da África, como a música marroquina.
E o baile feminino, sobretudo no movimento de quadris e mãos se assemelha a alguns bailes norte - africanos.

Fazendo um percurso superficial sobre a evolução do flamenco tal como o conhecemos hoje dia, já documentado e tratado profissionalmente, pode começar por uma época muito mais recente, entre 1765 e 1860. Nestaépoca encontramos três focos de importância que criariam escola: Cádiz, Jerez de la Frontera, e o bairro de Triana, em Sevilha. É a partir desta época quando o baile flamenco começa a ter um lugar entre os bailes espanhóis que se desenvolvem nas escolas, se representando freqüentemente em pátios, vendas e salões privados quando se realizavam festas.

No que se refere ao violão, nos começosnormalmente não acompanhava ao cante, que se realizava com um acompanhamento de palmas, se chamava "cantar a palo seco".
Entre 1910 e 1955, o cante esta marcado por isso chegou a chamar-se a etapa da ópera flamenca onde manda um cante mais leve como os fandangos e um cante de ida e volta (estes são os cantes de influência sul-americana, que trouxeram os cantadores que tinham sido emigrantes emlatino-america). Este caminho novo que tinha tomado o flamenco não gosta a todo o mundo e em 1922 intelectuais da Geração do 27, Falla e outros artistas, achem em Granada um concurso, com a finalidade de buscar novos valores que cultivem o "cante jondo” autentico.
O Renascimento do flamenco surge a partir de 1955, sendo Antonio Mairena sua figura principal, com esse rigor interpretativo e seu afãinvestigador e de divulgação da ortodoxia do cante.
O guitarrista é atualmente não só acompanhamento, mas solista. Paco de Lucia marca o início de uma nova etapa de esplendor sem precedentes, realizando uma verdadeira revolução estilística no toque.
A mulher que a princípios de século se tinha concentrado no baile de cintura para em cima, onde o bracejo, o jogo de mãos, as castanholas e a altivezda cabeça tinham sido os elementos essenciais.
Progressivamente vai acentuado a parte inferior, chegando desde os anos 50 aos 70 a equilibrar esta atenção tanto na superior como na inferior, terminando hoje por acentuar os movimentos da parte inferior. Com isso podemos apreciar hoje excepcionais taconeos. No baile se pode observar hoje um leve predomínio do homem.

O gênero flamenco sefoi configurando durante o século XIX, sobre o substrato da música e a dança tradicionais de Andalucia, cujas origens são antigos e diversos. No entanto o flamenco não é o folclore de Andaluzia, é o folclore mas o flamenco esta composto de muitos tipos de derivates: seguidillas, sevilhanas, fandangos, verdiales... mas é um gênero artístico fundamentalmente cênico.

Forma musical

A músicahistórica espanhola, a do Século de Ouro, nos deixou constância de vários gêneros que se interpretam em compasso ternário, mas intercalam um compasso binário alternativo para obter medidas mais extensas que deixem mais tempo à expressão.

Esta forma de medir em doze tempos é muito comum nos gêneros hispano-americanos como o ponto cubano ou a petenera mexicana. Esta amálgama a herdou a...
tracking img